Banhistas devem ficar atentos aos alimentos consumidos nas praias durante o verão

Sesauvigilancia

O cuidado com a alimentação nas praias deve ser reforçado durante o verão, para que os dias de lazer não se transformem em um problema, com consequências mais graves. Para isso é bom ficar atento, desde a forma como o vendedor está manipulando os alimentos, até a forma como eles são acondicionados, já que a limpeza é fundamental, principalmente com relação às mãos, que devem estar bem lavadas e protegidas com luvas, para evitar a proliferação de bactérias nas comidas, como ovos, queijo, amendoim, milho, churrasco, entre outros.

O gerente da Vigilância Sanitária estadual, Paulo Bezerra, disse que os frequentadores das praias devem ficar atentos quando forem consumir alimentos. Ele destacou que a atenção inicialmente deve se voltar para quem está comercializando. “Antes de adquirir o alimento, a pessoa deve observar como está o prestador de serviço, porque é importante que se apresente limpo, com as mãos protegidas por luvas e roupas limpas, além de proteger os cabelos com touca”, frisou Bezerra.

Segundo Bezerra, o gelo utilizado nas caixas de isopor, que servem para congelar água e refrigerante, não deve ser utilizado, em especial se for de escama. Esse tipo é destinado apenas para resfriamento, inclusive a água utilizada não é apropriada e os refrigerantes e água são colocados no recipiente sem passar por qualquer tipo de higienização. Apenas o que vem em cilindro pode servir para resfriar a bebida no copo.

No caso de alimentos como ovos, camarão, amendoim e castanha, que veem acondicionados em sacos plásticos, a atenção deve ser redobrada. Isso porque, “com o passar das horas, surgem gotas de água na embalagem e, elas podem acarretar no surgimento de bactérias”. O ideal, conforme destacou o gerente, é que eles fossem embalados em sacos que possuem furos, porque há evaporação.

A alimentação com produtos cozidos, acondicionados de forma inadequada e manipulados incorretamente, podem causar uma série de problemas de saúde, como diarreia e também desidratação. “Ao consumir alimentos nas praias, todos devem observar desde o vendedor, se ele manipular os alimentos e a limpeza das embalagens. Se não estiverem de forma correta, podem causar diarreia devido às bactérias e evoluir para desidratação, podendo levar até a hospitalização”, enfatiza Paulo Bezerra.

Fonte: Sesau/AL

Veja Mais

Deixe um comentário