Para facilitar a aquisição do cartão eletrônico de passagem, a SMTT e a Transpal seguem com os postos volantes nos bairros. Os moradores podem, perto de casa, adquirir gratuitamente o cartão eletrônico e, assim, ter mais comodidade ao passar nas catracas dos coletivos. Para obter o cartão de forma gratuita, o interessado só precisa apresentar documentos de identidade e CPF originais.
“Com o cartão eletrônico, os passageiros não usam o dinheiro e isto acaba dando mais dinamicidade no interior dos veículos, além da maior segurança proporcionada visto que a maior parte dos assaltos dentro dos ônibus visa o caixa do cobrador”, esclarece o superintendente da SMTT, Tácio Melo.
Outro benefício que está por vir é a integração temporal. E somente com o cartão eletrônico de passagem é que o passageiro poderá embarcar mais de uma vez nos coletivos pagando uma única passagem dentro do intervalo de uma hora e meia.
“Na prática é bem simples: A integração só vale para quem possui o cartão eletrônico porque a máquina existente dentro dos ônibus é que contabiliza o tempo de uma hora e 30 minutos, a partir do primeiro embarque”, explica ainda o superintendente.
Postos volantes
Para garantir seu cartão eletrônico, que leva o nome de “Cartão Bem Legal Cidadão”, até a próxima sexta-feira os pontos volantes estarão na Associação dos Moradores do Conjunto Selma Bandeira (Benedito Bentes) e no terminal de ônibus do Salvador Lyra.
Até esta quinta-feira (14), o posto volante também atende no Conjunto Freitas Neto (Benedito Bentes) e de lá segue para os conjuntos Cidade Sorriso I e II e Aprígio Vilela. A partir desta quinta, a comunidade da Vila Emater contará com atendimento na localidade. Já no terminal Integrado do Benedito Bentes, o posto volante continuará por tempo indeterminado.
“Este reforço nas comunidades serve para agilizar o processo de aquisição do cartão eletrônico. Essa mudança gera muitos benefícios, como é claro, a integração temporal”, lembra o assessor técnico da Transpal e responsável pelos serviços nos postos volantes, Tony Melo.
O cartão eletrônico também pode ser adquirido nos postos da Transpal da Rua Buarque de Macedo, no Poço, e do Tabuleiro do Martins, na entrada do Conjunto Cleto Marques Luz. Para a compra dos créditos de passagem, além de cinco postos da Transpal, mais de 90 lojas de conveniências nos bairros de Maceió já fazem a venda e a colocação de crédito no cartão eletrônico.