Superando a expectativa de público, em apenas três dias de atividade no município de Maragogi, o projeto Detran Presente já acumula cerca de 40 ações diárias e mais de 100 atendimentos, entre vistorias, emissão de CNH e serviços de fiscalização de trânsito. O resultado crescente, saltando de 15 para 20 e por fim 40 atividades diárias, alcançados nas cidades de Barra de São Miguel, Paripueira e Maragogi, respectivamente, reforçam a importância de levar o trabalho integrado do Detran para o interior do Estado.
Em continuidade às ações realizadas por todo o Litoral Norte alagoano, a operação segue até o dia 24 em Maragogi com a oferta de serviços de agendamento, resolução de pendências e blitz diárias de monitoramento dos condutores. A retirada da primeira habilitação, mudança de categoria e renovação, além das vistorias imediatas do veículo, alteração de dados, banca examinadora, transferência de endereço e segunda via do documento da compra e venda são algumas das atividades proporcionadas com o projeto.
“Criamos uma estrutura exclusiva para atender os alagoanos, todos os serviços oferecidos nas sedes das Cinetrans também estarão disponíveis no ônibus do Detran. O nosso objetivo com a campanha é resolver as pendências dos moradores e assegurar ainda mais facilidade de atendimento à população. Conquistamos resultados expressivos neste primeiro mês de atuação, tivemos bons resultados na Barra de São Miguel e Paripueira, mas a procura na cidade de Maragogi superou as expectativas”, comemora o diretor-presidente do Detran, Antônio Carlos Gouveia.
Aliada ao trabalho de fiscalização, o programa garante ainda atividades de conscientização para as comunidades. Como parte da campanha “Viva o Verão da Vida”, um grupo de arte- educadores lidera ações de intervenção, alertando a população sobre os riscos de acidente nas estradas, bem como informações gratuitas sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Fiscalização no Carnaval
Em paralelo às atividades de monitoramento aplicadas durante todo o mês de janeiro em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito já planeja a ação integrada de fiscalização que será adotada pelo Governo do Estado durante o Carnaval. A meta é alcançar os mesmos resultados de 2015: nenhum registro de vítimas fatais por acidente de trânsito durante o período de festas.
Pensando nisso, o Detran/AL incluiu as etapas de pré-carnaval e pós-carnaval, além da própria época de carnaval, para atuar de forma integrada no combate às infrações e imprudências de trânsito, em especial por se tratar de uma temporada caracterizada pelo grande consumo de álcool.