A Santa Casa de Maceió e o Centro Universitário Cesmac promoveram nesta quarta (20) o 1º encontro pedagógico reunindo gestores e profissionais das duas instituições. Em pauta, o projeto curricular do Curso de Medicina do Cesmac. No encontro foi anunciado o interesse da instituição de ensino em contratar médicos da Santa Casa de Maceió para formar o corpo docente do Curso de Medicina.
O evento contou com a presença do provedor da Santa Casa de Maceió Humberto Gomes de Melo; do reitor do Centro Universitário Cesmac João Sampaio; do vice-reitor do Cesmac Douglas Apratto; do diretor Administrativo-Financeiro Dácio Guimarães; da gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió Alayde Rivera; do coordenador do Curso de Medicina Carlos Henrique; do pro-reitor de Graduação do Cesmac Mauro Martins, além de médicos e profissionais das áreas pedagógicas e de ensino e pesquisa das duas instituições.
“Esse é o inicio de uma série de contatos entre os médicos da Santa Casa de Maceió e a equipe pedagógica do Cesmac para conhecer em detalhe o projeto pedagógico do Curso de Medicina”, comentaram os professores doutores Maria Alayde Rivera e Mauro Martins, que juntos promoveram esta ação conjunta da Divisão de Ensino da Santa Casa e Pro-Reitoria de Graduação do Cesmac.
Já Carlos Henrique detalhou como os médicos da Santa Casa de Maceió poderão fazer parte do corpo docente do Cesmac. ”Os profissionais interessados serão contratados pelo Cesmac e ministrarão aulas teóricas e práticas em laboratórios da instituição. Na Santa Casa terão uma carga horária para a prática. Durante o internato, o médico atuará como preceptor”, disse Carlos Henrique, lembrando que todos terão suporte para a prática do ensino.
Na abertura do encontro, o reitor João Sampaio destacou que a parceria Santa Casa de Maceió-Cesmac têm um peso importante na hora de se escolher um curso superior. “São instituições tradicionais, que se modernizaram e são sinônimos de excelência em ensino, pesquisa e assistência à saúde”, disse João Sampaio.
Já o provedor Humberto Gomes destacou a formação intelectual e clínica dos residentes da Santa Casa mas, principalmente, a humanística, com ênfase na qualidade e na segurança. “São dois diferenciais importantes no setor, tanto que nossos residentes passam um período no Escritório da Qualidade e replicam esse conhecimento onde atuam”, finalizou. A solenidade foi aberta pelo reitor do Centro Universitário Cesmac João Sampaio, pelo provedor da Santa Casa de Maceió Humberto Gomes de Melo e pela gerente de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Maceió Alayde Rivera.