Equipes de fiscais de transporte da SMTT estiveram nos terminais e pontos de ônibus para orientar a população. Foto: Ascom SMTT
Nessa segunda-feira (25), a integração temporal aberta em Maceió começou a funcionar em fase de testes. Com o benefício trazido pela Licitação do Transporte Público Coletivo, o usuário paga somente uma passagem para embarque em mais de um ônibus no intervalo de 90 minutos, sendo entre linhas do mesmo lote e na mesma direção de sentido (veja a lista das linhas que fazem integração em: www.maceio.al.gov.br).
A professora Ana Maria do Nascimento foi uma das pessoas que utilizaram a integração e aprovaram a forma como o novo sistema foi implantado. “Não vi dificuldade porque já sei quais os ônibus normalmente uso para os meus destinos. Aí chequei quais deles fazem a integração no site da Prefeitura e pronto, deu tudo certo! Peguei dois ônibus e foi descontada uma passagem. É uma economia que vai fazer muita diferença no final do mês”, comemorou.
Para fazer a integração temporal, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito lembra que o passageiro deve ter o cartão Bem Legal. Ele é obtido gratuitamente nos postos da Transpal do Centro, do Tabuleiro do Martins e do Terminal do Benedito Bentes, além dos postos volantes instalados diariamente nos bairros.
Equipes de fiscais de transporte da SMTT estiveram nos terminais e pontos de ônibus da cidade nesta segunda para orientar passageiros, motoristas e cobradores sobre o início da integração temporal e como fazer para utilizar o benefício. Para mais informações e esclarecimentos, o órgão disponibiliza o número 118. No site da Prefeitura, também foi disponibilizada uma página completa com explicações sobre o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió, o SIMM.
Nesta primeira fase, a integração temporal acontece entre linhas do mesmo lote, ou seja, da mesma cor que fica identificada na parte da frente dos ônibus. No mês de abril, a estimativa é que a integração seja total e ocorra entre todos os lotes, sendo da mesma cor ou não.