A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, na manhã desta quarta-feira (27), uma fiscalização em diversos estúdios de tatuagem da capital. A ação foi motivada pelo recebimento de denúncias de que procedimentos estavam sendo realizados nas ruas, principalmente na orla de Maceió, oferecendo sérios riscos à saúde dos indivíduos.
Durante a operação, os fiscais visitaram estabelecimentos nos bairros do Poço, Ponta Grossa e Jatiúca, onde não foi encontrada nenhuma irregularidade no que diz respeito ao manuseio de materiais perfurocortantes e questões de higiene. Porém os fiscais afirmaram que nos estúdios da Ponta Grossa e Jatiúca, a renovação anual do alvará não tinha sido realizada, exigência necessária para continuar funcionando, dessa forma, os proprietários foram orientados a procurar a Vigilância Sanitária com a documentação necessária no prazo de cinco dias para regularizar a situação.
Segundo a inspetora fiscal da Vigilância Sanitária, Aline Vieira, a fiscalização está sendo feita para orientar os donos dos estabelecimentos sobre as medidas que devem ser seguidas, para averiguar se o estabelecimento tem condições de funcionamento e para ver quais materiais estão sendo utilizados.
Os próprios clientes devem ficar atentos aos procedimentos da tatuagem. Devem observar se os materiais são novos e de preferência que o tatuador os abra na sua frente, ver se o local oferece condições próprias para a execução do procedimento, evitando qualquer tipo de problema futuro.