Maceió Verão 2º Dia – Daniela Mercury, Naná Martins e Afro Mandela.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Após três finais de semana de muita música e energia, a terceira edição do Festival Maceió Verão está chegando ao fim. O evento, que se consagrou na rota cultural do Município durante o mês de janeiro, agitou maceioenses e turistas que ocupam a cidade. O último dia do festival, que é totalmente gratuito, acontece neste domingo (31), a partir das 17h, em uma estrutura montada na Praça de Multieventos, na orla de Pajuçara.
Neste domingo, os artistas alagoanos das bandas Vibrações e Favela Soul sobem ao palco para mostrar a arte e o swing do seu som antes de receberem toda a versatilidade musical da atração nacional, Jorge Ben Jor. Durante a realização do evento, o público diário estimado nos shows é de 50 mil pessoas.
O festival, que é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), contribui para dar visibilidade aos artistas da terra, que se apresentem com a mesma estrutura de palco e som disponibilizada às estrelas de projeção nacional.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, destaca o sucesso de mais uma edição do festival. “Nós da Prefeitura estamos muito satisfeitos com a realização do evento, pois conseguimos alcançar o principal objetivo, que era de levar cultura e musicalidade a todas as famílias e turistas que fizeram questão de acompanhar os shows. Gostaria de agradecer a todos os órgãos envolvidos na realização dessa festa, porque sem eles, seria impossível assegurar a segurança, a fiscalização no trânsito e os postos de emergência criados para o festival. Além, é claro, quero ressaltar também, todo o retorno positivo que o Maceió Verão 2016 trouxe para o turismo e a economia da capital”, explicou.
O presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, faz um balanço da festa. “Está comprovado que o Maceió Verão é um sucesso. Nesta edição, trouxemos estilos musicais bem enérgicos e que fizeram todos os frequentadores aquecerem os seus corações desde os batuques do axé até os sons das guitarras do rock. É importante destacar que os artistas alagoanos são os grandes beneficiados da festa. Eles mostram a sua musicalidade, expressam a sua arte e levam o entretenimento e a cultura do Estado ao público médio de 50 mil pessoas que participam do festival em cada dia”, detalhou o gestor.
O Festival tem patrocínio da Braskem e apoio do Ministério do Turismo, Vigal Segurança, Banco Industrial do Brasil, Pontuali e Real Alagoas.
Acessibilidade e Serviços de Emergênica no Evento
Para assegurar acessibilidade a todos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação, investiu em uma área equipada com estrutura para garantir o acesso e o conforto de pessoas com deficiência motora, idosos e gestantes. O camarote da acessibilidade é gratuito e está localizado em área privilegiada da arena do verão, local estratégico também para a locomoção de cadeirantes.
Outro camarote foi montado para atender quem quiser assistir aos shows com mais comodidade. Nesse caso, é preciso contribuir com os custos do serviço. O ingresso custa R$ 80 inteira e R$ 40 meio entrada e podem ser adquiridos nos estandes Viva Alagoas, no Maceió Shopping; Folia Brasil, no GBarbosa do Stella Maris e Acesso Vip, no Parque Shopping.
Serviços de emergência também são garantidos, por meio da presença de bombeiros civis, ambulância e médico de plantão no evento. Graças ao trabalho em parceria com os demais órgãos da municipalidade, o Maceió Verão conta com pontos de venda de alimentos e bebidas devidamente regulamentados e fiscalizados. A instalação e manutenção de banheiros químicos, a limpeza, o controle ambiental, a ordenação do trânsito e a segurança do público também são preocupações constantes da organização dos festejos.
Apoio às Prévias
Culminando com o último final de semana do Festival Maceió Verão 2016, a Prefeitura garantiu a disponibilização de serviços operacionais e apoio à estrutura para a realização das prévias carnavalescas da capital, que acontecem durante este fim de semana, no bairro Jaraguá. Em audiência promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, no último dia 20 de janeiro, na sede do Ministério Público Estadual (MPE), representantes de órgãos municipais confirmaram a participação do efetivo profissional do Executivo para o ordenamento e a segurança do evento, a exemplo da realização de ações de fiscalização, limpeza, iluminação, meio ambiente, saúde pública e trânsito.
Os serviços foram assegurados por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo MPE com a Prefeitura, representada pelas secretarias municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), de Saúde (SMS) e de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), além da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e as Superintendências de Limpeza Urbana (Slum), de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), de Transportes e Trânsito (SMTT), de Energia e Iluminação Pública (Sima). O termo também estabeleceu atribuições às Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e ao Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Secom Maceió