A edição 2016 do Projeto Golfinho, uma parceria do Corpo de Bombeiros e a Braskem, encerrou suas atividades na última sexta-feira (29), na Praia de Pajuçara. Durante quatro semanas, 400 crianças tiveram oportunidades de lazer e aprendizado sobre diversos temas, como dengue, drogas, noções de primeiros socorros, prevenção às drogas e preservação do meio ambiente. Este ano, o projeto também incentivou a participação solidária com ajuda a instituições de caridade. Foram arrecadadas, durante as quatro semanas, cerca de uma tonelada e meia de alimentos não perecíveis e que foram doados às instituições: Gênesis, Fazenda Boa Esperança e Missão Batista Cristolândia Maceió.
Segundo a major Meidja Mesquita, coordenadora do projeto neste ano, essa participação solidária de ajuda às instituições teve como objetivo principal incentivar uma competição saudável entre as turmas para que eles se esforçassem durante a semana, principalmente, na arrecadação dos alimentos. “Cada semana uma instituição diferente recebeu os alimentos arrecadados e assim ensinamos aos nossos golfinhos como fazer bem ao próximo é bom”, afirmou a coordenadora.
As crianças com idades entre 8 e 13 anos, também assistiram a palestras sobre os vírus transmitidos pelo mosquito Aedes (zica, dengue, chikungunya), meio ambiente, drogas, noções de civismo, patriotismo, respeito aos mais velhos, entre outros ensinamentos, conduzidas por instrutores do Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, é com muito orgulho que a Braskem apoia, há 11 anos, o Projeto Golfinho. A parceria é um dos exemplos da atuação da empresa com as práticas socioambientais e com a criação de soluções para a melhoria da vida das pessoas.
“Por ter um cunho educativo, bem como, de promover atividades de lazer para as crianças, a iniciativa é de grande importância para as crianças de Maceió. Quero parabenizar ao Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas pela realização deste excelente projeto, aos instrutores-voluntários, as crianças e aos pais, que nesta edição tiveram uma participação muito expressiva” ressalta Milton Pradines.
Criado como um projeto de integração social, o Projeto Golfinho já se consolidou no calendário de férias das crianças alagoanas, que esperam ansiosamente o mês de janeiro chegar. Segundo o Corpo de Bombeiros, a novidade para o ano de 2017, é que será exigido também o boletim escolar como incentivo para que as crianças mantenham um bom desempenho nos estudos.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.