A morte de mais um ciclista em Maceió mobilizou componentes do Movimento Bicicletada, que atua na capital alagoana. Valdemilton Monteiro, que morreu após ser atropelado no dia 22 de janeiro deste ano, na Avenida Pierre Chalita, em Jacarecica, será homenageado na próxima quinta-feira, 4, com a instalação de uma Ghost Bike, no local onde ocorreu o acidente.
As “Ghost Bikes” são bicicletas brancas instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas, como memoriais em homenagem a quem perdeu a vida no trânsito. Para o movimento, a ideia é lutar para que aquela morte não caia no esquecimento.
A ação é realizada em todo o mundo e também no Brasil. Em Maceió, diversas bikes fantasmas já foram instaladas, segundo informações de um dos membros do movimento, Bruno de Lucas. No entanto, o número de ciclistas que morreram no trânsito em 2015, ainda está sendo apurado pelo grupo.
O grupo se reunirá às 19h no Corredor Vera Arruda e depois segue até a Avenida Pierre Chalita onde será instalada a Ghost Bike e as flores.
Atropelamento
Valdemilton e sua filha, gestante de oito meses, foram atingidos por um veículo, no momento em que tentava uma conversão não permitida, na Pierre Chalita. Os dois foram socorridos por equipes do Samu e, na ocasião, Valdemilton ficou inconsciente, tamanha pancada na cabeça.