Forças de segurança de Alagoas mobilizam sete mil homens para o carnaval

O esquema apresentado na manhã de hoje terá início no próximo sábado (06) e segue até a quarta-feira (10)

João Urtiga/Alagoas24horasComandante-geral da Polícia Militar, Coronel Lima Junior

Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Lima Junior

A Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros (CB) e a Polícia Civil (PC) divulgaram na manhã desta quinta-feira (4), no Palácio República dos Palmares, no Centro, os detalhes da operação de segurança para o período de carnaval em Alagoas, que começa no próximo sábado (6). De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), serão mobilizados cerca de sete mil homens das três forças em Maceió e no interior.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior, todo o efetivo da PM está mobilizado para essa operação que se estende ainda pelos municípios litorâneos, onde são realizadas as festas. “Esperamos com a utilização de todo o efetivo disponível trazer o carnaval de paz e muita segurança para os alagoanos. As férias que estavam previstas para os militares serão dadas somente depois desse período”, garante o comandante.

João Urtiga/Alagoas24horasCoronel Adriano, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

Coronel Adriano, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas

O contingente mobilizado pela polícia é de pouco mais duas mil pessoas. “Nós vamos empregar toda a tropa disponível e ninguém vai ficar de fora”, volta a frisar o comandante que destaca ainda a utilização dos 200 alunos da academia da PM, convocados recentemente pelo Governo do Estado. Essa equipe deve suprir as vagas administrativas do órgão.

Para o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, os agentes vão atender ocorrências na região de Penedo, Coruripe, Arapiraca, Batalha, Santana do Ipanema e, com atenção especial para São Miguel dos Milagres. “A região de São Miguel vai receber uma Deplan [delegacia de plantão] por conta da concentração de festas”, diz o delegado.

Já o Corpo de Bombeiros deve empregar 718 militares nesta operação. Segundo o coronel Adriano Amaral, comandante geral do CB, o foco das atividades é a área litorânea de Alagoas. “Todas as áreas preocupam, mas realmente a litorânea é que tem mais atenção devido aos excessos cometidos”, diz o comandante.

No último carnaval, realizado em 2015, o CB registrou 140 atendimentos pré-hospitalares e 32 focos de incêndios. Apesar dos números as ocorrências não foram graves. “Ano passado não tivemos nenhum registro forte, mas é bom frisar a responsabilidade que nós temos o folião tem a dele também, principalmente com as crianças”, lembra.

Veja Mais

Deixe um comentário