Já estão confirmadas mais de 60 provas do Calendário de Corridas de Rua 2016, distribuídas de janeiro a dezembro, na capital e no interior de Alagoas, com descrição dos percursos e respectivos canais para informações. A elaboração do calendário resultou de parceira entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Federação Alagoana de Atletismo (Faat). Para conferir a nova atualização, basta clicar aqui. Na primeira semana de cada mês o calendário é refeito com as devidas inclusões e correções quanto à quantidade de corridas e detalhes técnicos das provas.
“A construção do calendário foi baseada em um modelo participativo em que foi possível sugerir datas, apontar avanços e definir melhores atuações para levar para o atleta, para o maceioense, competições de alto nível, pois o calendário continua sendo uma construção coletiva para alcançarmos excelentes resultados no decorrer dos próximos meses”, explicou o titular da Semel, Antônio Moura. Dessa forma, o diálogo entre público poder, sociedade, organizadores das competições e atletas, é mantido para preservar o convívio urbano.
Mesmo com a seleção de datas já definida, o Calendário está sujeito a alterações – quem estiver interessado em elaborar uma prova pode buscar a Faat, na sede da federação no Estádio Rei Pelé, ou a sede da Semel, situada na Rua São Francisco de Assis, 305, na Jatiúca, para discutir a escolha de uma data que não provoque conflito com as demais corridas. Este ano, serão realizadas quatro etapas no Circuito Popular de Corridas de Rua, ainda sem definição dos bairros.
Apesar de ter uma concentração maior na capital, o calendário também traz provas agendadas em cidades do interior do Estado por se tratar de um documento oficial que tem a avaliação da Faat para organização de competições em Alagoas, pois o calendário é atualizada e enviado para a Confederação Brasileira de Atletismo (CBat).
Ascom Semel