Os primeiros preparativos para o 3º Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho já tiveram início . A Comissão Organizadora, composta pela Braskem, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), através de sua Seção de Inspeção do Trabalho, se reuniu pela primeira vez no mês de fevereiro para a seleção da empresa organizadora da solenidade de premiação com o envio de cartas convite. A festa está prevista para o dia 30 de abril de 2016, no Armazém Uzina.
A carta convite vai selecionar a empresa a ser contratada através das análises das propostas de cerimônia sugeridas entre as oito concorrentes. Além da qualidade técnica do serviço para a cerimônia e da proposição de temáticas para a solenidade, as empresas devem focar em propostas com o máximo de iniciativas sustentáveis possíveis, alinhado com a postura das instituições que compõem a Comissão Organizadora do Prêmio. Isso inclui, entre outras medidas, inventário de emissões de gases do Efeito Estufa e propostas para sua neutralização; contratação de mão de obra local; redução de desperdícios e na utilização de materiais impressos; e minimização de impactos ambientais.
O Prêmio Braskem de Jornalismo Saúde e Segurança no Trabalho é voltado para profissionais e estudantes da imprensa alagoana, com o objetivo de estimular a produção de reportagens que registrem denúncias e/ou soluções na luta pela melhoria das condições de trabalho, bem como o desenvolvimento de ações que contribuam para a elevação dos padrões de qualidade no ambiente de trabalho das empresas alagoanas.
No ano de 2015, em sua segunda edição, o Prêmio registrou um aumento de 42% em número de trabalhos inscritos, indo de 54 para 77 matérias em um ano. A quantidade de concorrentes também aumentou, passando de 40 para 55 jornalistas, além de 14 estudantes de Jornalismo. Números que ajudaram a consolidar a premiação entre a imprensa e os organizadores em apenas poucas edições.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais.
Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México.