Como parte do projeto Praia Viva, que visa melhorias estruturais no litoral maceioense, a Prefeitura de Maceió inaugurou, nesta segunda-feira (15), a instalação de 50 novas lixeiras no trecho compreendido entre as praias de Pajuçara e Ponta Verde.
As lixeiras, que são separadas pelo método de coleta seletiva, vão ser recicladas em parceria com cooperativas locais de modo que o lixo orgânico seja separado dos plásticos industriais. “É uma questão de cultura e cidadania, agora as pessoas não vão poder dizer que não tem lixeira”, diz Rui Palmeira (PSDB), prefeito de Maceió.
O investimento no projeto Praia Viva iniciado pela Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) abrange ainda o problema das línguas sujas (faixa de esgoto e diversos poluentes encontrados no mar). De acordo com o gestor municipal, a dificuldade deve ser amenizada ainda durante o verão.
“O Praia Viva é um projeto muito maior que pega a drenagem da língua suja, essa obra tem quatro estações elevatórias construídas, nós já adquirimos as bombas que vão fazer o bombeamento dessas águas do lençol freático e estamos com o projeto em andamento. No total serão oito ou nove estações, sendo quatro em execução da Pajuçara até o Alagoinhas”, diz Palmeira.
O outro trecho beneficiado será do antigo Alagoas Iate Clube, o Alagoinhas, até o Posto 7, na orla de Jatiúca. “Estamos licitando o segundo trecho que segue do Alagoinhas ao Posto 7. Estamos fazendo ainda um Investimento pesado em saneamento básico que prevê Riacho Doce, Garça Torta, Ipioca… tudo para otimizar o turismo nessas regiões”, conclui Palmeira.