Na última semana, o “desafio da maternidade” passou a ser compartilhado pelas redes sociais no Brasil. O desafio consistia em publicar fotos que indicassem “como é bom ser mãe”. Juliana Reis, uma carioca que é mãe há menos de dois meses, resolveu não aceitar este desafio e lançar outro, o “desafio da maternidade real”.
A declaração, que ainda descrevia experiências desagastantes da maternidade, gerou comentários ofensivos e até ameaças a Juliana. A página dela recebeu diversas denúncias e foi retirada do ar, segundo contou Monique, uma amiga de Juliana, ao Delas nesta quarta-feira (17). “Acordamos hoje com a notícia da exclusão da página dela, mas a Juliana não vai se calar. Nenhuma de nós!”, lamentou.
#TamoJuntaJuliana
Algumas mães se solidarizaram com a Juliana e também compartilharam suas dificuldades vividas na maternidade e criaram a hashtag: #TamoJuntaJuliana.
A amiga de Juliana ainda revelou a origem de toda essa polêmica: com uma filha de cinco meses, Monique criou um grupo no Whatsapp com amigas – entre elas, Juliana – para dividir as dificuldades da maternidade porque estava sofrendo de depressão pós-parto.
Crucificada publicamente
“A Ju abraçou a ideia e veio fazer parte também. Tinha acabado de parir o Vicente, estava frágil. Trocamos confissões diárias nesse grupo, as situações vividas por nós, as dores e delícias da maternidade”, explicou Monique.
Pouco depois, surgiu o “desafio da maternidade”, que Juliana não aceitou e a fez publicar o texto polêmico: “Ela resolveu postar o que realmente vivíamos e foi crucificada publicamente por muitas mulheres!”, finalizou Monique.