Um homem identificado como Jason Brian Dalton é suspeito de abrir fogo, matar ao menos seis pessoas e ferir outras duas no estado de Michigan, nos Estados Unidos, na noite deste sábado (20), informou a polícia. O tiroteio ocorreu no condado de Kalamazoo.
Segundo a CNN, os mortos inicialmente eram seis. A polícia, no entanto, anunciou a morte de uma sétima vítima, uma jovem que estava ferida em estado grave, mas o promotor de Justiça Jeff Getting logo corrigiu a informação, dizendo que a garota continua hospitalizada. Entre os feridos está uma criança, que permanece em estado crítico.
A polícia estadual deteve o suspeito dos disparos. O tenente David Hines anunciou a detenção de Jason Brian Dalton, de 45 anos, à emissora WoodTV, associada à CNN. O detido é morador da própria cidade de Kalamazzo, que fica a leste de Chicago.
Hines disse que o detido e o carro no qual estava batem com a descrição dada por testemunhas.
O funcionário do escritório do xerife Paul Matyas afirmou que foi encontrada uma arma no carro do suspeito e que os disparos ocorreram de forma aleatória, contra as pessoas que ele encontrou no caminho em três lugares diferentes do condado.
Jason Dalton era um motorista do Uber. A empresa informou que está aberta a colaborar com as investigações. “Nós estamos horrorizados e com o coração partido com a violência sem sentido em Kalamazoo, em Michigan. Nossos corações e preces estão com os familiares das vítimas desse devastador crime e com aqueles que se recuperam dos feridos. Nós estamos em contato com a polícia para ajudar com a investigação deles de qualquer maneira que podemos”, afirmou Joe Sullivan, chefe de segurança do Uber, em nota.
A polícia ainda não sabe sobre os motivos que levaram Jason Brian Dalton a atirar, por volta das 18h30 do sábado.
Os primeiros tiros aconteceram no estacionamento de um bloco de apartamentos onde uma mulher recebeu quatro disparos. A vítima, que ficou gravemente ferida, estava acompanhada de três crianças.
Pouco depois, duas pessoas foram mortas em uma concessionária de veículos, e, depois, o atirador matou outras quatro pessoas que viajavam em dois carros nas proximidades do restaurante Cracker Barrel, a poucos quilômetros do local anterior.