Slum volta a flagrar contaminação de lixo hospitalar em unidade de saúde de Maceió

Lucas Alcântara/SlumAvDuUnp3FRUNCFEmfriWGwG-hN3ypZoKNUR0BpUWsDj_

Em nova investida em hospitais da capital, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) constatou mais uma irregularidade, desta vez no Hospital Hélvio Auto, gerido pelo governo do Estado. Durante a fiscalização ocorrida na manhã desta segunda (22), a Coordenação de Fiscalização da Slum flagrou cerca de 1,5 tonelada de lixo comum misturado a lixo hospitalar.

Na última semana, em fiscalizações semelhantes, foram notificados o Hospital Arthur Ramos, Hospital do Açúcar e Hospital Universitário. No caso do HU, uma carga de lixo chegada ao aterro sanitário oriunda do hospital foi rejeitada por conter material contaminado.

No Hélvio Auto, os técnicos da Slum encontraram frascos de medicamentos, materiais sujos de sangue e outros fluidos misturados a lixo comum, o que consiste em irregularidade. A unidade de saúde será notificada e terá prazo para apresentar defesa, antes que seja arbitrada multa, que considera a gravidade do crime, reincidência e volume de lixo descartado irregularmente.

Lucas Alcântara/SlumAkrFix8e3keIuuZM7ZlJO5CXxTus4lTuSJ9_2g-qLpkF

A reportagem do Alagoas 24 horas  entrou em contato com assessoria do hospital, que informou que uma nota está sendo produzida para ser encaminhada à imprensa.

Além do Hélvio Auto, a fiscalização da Slum vistoriou o Hospital Geral do Estado, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e Hospital Vida, que não apresentaram qualquer irregularidade no descarte do lixo.

De acordo com Carlos Tavares, coordenador de fiscalização do órgão, os flagrantes recorrentes demonstram que o descarte irregular do lixo tem sido uma prática recorrente de algumas unidades de saúde. Tavares explicou, ainda, que a fiscalização deverá ser ampliada para clínicas e ambulatórias de Maceió.

Nota oficial

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto esclarece que em relação ao lixo armazenado de forma indevida, encontrado hoje em fiscalização da SLUM/SEMPMA:

1-      O Hospital Helvio Auto reitera que sempre seguiu as normas técnicas para armazenamento e descarte de lixo, dispondo inclusive de Plano de Gerenciamento de Resíduos e Gerência de Risco, sendo um dos primeiros hospitais do Estado a destinar o lixo contaminado para incineração;

2-      Estamos passando por um processo de mudança de toda a equipe. Quase metade dos funcionários do hospital está sendo substituído em decorrência do último concurso da Uncisal (prestadores de serviço estão dando lugar a servidores efetivos), o que pode ter ocasionado a falha;

3-      O setor de Gerência de Risco realiza treinamentos periódicos com toda a equipe envolvida no processo de armazenamento e descarte do lixo hospitalar e comum;

4-      A Direção Geral do Hospital Helvio Auto avalia a fiscalização como positiva e vai investigar onde houve a falha, para que os autores sejam identificados e  responsabilizados, com o intuito de que isso não venha a ocorrer novamente.

Veja Mais

Deixe um comentário