O Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) realiza panfletagem e ato na entrada da Ufal (Campus AC Simões), nesta quarta-feira (24) a partir das 7h30, para marcar o dia nacional de paralisação dos técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino Superior. A manifestação segue orientação da Fasubra que é a federação nacional da categoria.
O protesto nacional é contra a PEC 395/2014 que legaliza a cobrança pelas Instituições de Ensino Superior Públicas dos cursos de extensão, pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional. Em defesa dos Hospitais Universitários e contra a cessão dos trabalhadores estatutários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
(Ebserh). Contra a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) e as demais propostas de Previdência Complementar. Contra a reforma da Previdência, pois a Fasubra entende que a seguridade social é um direito do cidadão e dever do Estado e que diante da reforma previdência, principalmente as mulheres serão afetadas.
O protesto acontece em universidades federais de todo Brasil e deve mobilizar um grande número de técnico-administrativos. A categoria possui um forte histórico de mobilização e no ano passado realizou uma greve nacional que durou mais de três meses.
Na Ufal, os técnicos devem fazer panfletagem e divulgar suas reivindicações com um carro de som, na entrada do Campus AC Simões, durante toda manhã desta quarta-feira (24/02).