Fortalecendo a parceria do município com o governo estadual, o governador Renan Filho e o prefeito de Maragogi, Henrique Madeira, tiveram um novo encontro nesta terça-feira (23), com o intuito de alinhar os detalhes da solenidade de inauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Antônio, que acontece nesta sexta-feira (26) às 10h. Já o atendimento à população, inicia no sábado (27), a partir das 7h.
“Quando o trabalho é bem feito, é possível mudar a realidade em qualquer âmbito. A relação entre o Governo e a Prefeitura de Maragogi, foi construída na base do diálogo, o que significa produtividade em favor do povo. Apesar das limitações de investimentos, não desanimamos. Colocar a UPA para funcionar e continuar somando esforços para que os serviços de saúde melhorem a cada dia, é um dos meus compromissos com a população maragogiense”, relatou Madeira.
Para o governador, a Unidade irá qualificar a saúde no município, possibilitando melhor assistência para os pacientes. “O atendimento diferenciado para cada situação de risco, também contribuirá para diminuir o número de transferências para o Hospital Geral do Estado”, destacou Renan Filho.
UPA Santo Antônio
A UPA de Maragogi foi construída pelo Governo de Alagoas, com recursos federais e estaduais, e entregue ao município no final de 2014. A unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes/dia e o sistema implantado será do acolhimento ao paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).
A unidade dispõe de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, sala de raio-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem, e funcionará em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana, com atendimento para urgências de pequena e média complexidade.