Prefeito e governador inauguram juntos UPA Santo Antônio em Maragogi

No primeiro dia de funcionamento, unidade registrou 90 atendimentos, sendo 60 clínicos e 30 pediátricos

Secom MaragogiInauguração UPA MARAGOGI (40)

O município de Maragogi, já conta com mais infraestrutura na área de saúde. Foi inaugurada na cidade, na manhã da última sexta (26), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Santo Antônio, que recebeu investimentos dos governos federal, estadual e municipal.

A solenidade de inauguração contou com as presenças do governador Renan Filho, do prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, do prefeito de Japaratinga, Newberto Neves, do ex-prefeito Marcos Madeira, do deputado estadual Marquinhos Madeira, da secretária de saúde do estado, Rosângela Wyszomirska, do vice-prefeito Claudinel Pinto, do Prefeito Henrique Madeira, vereadores, empresários do trade turístico, secretariado municipal e autoridades religiosas.

Durante seu pronunciamento, governador afirmou que a inauguração da UPA vem para complementar as ações que o governo de Alagoas prevê para Maragogi e toda a região norte.  “Cuidar da saúde é um prioridade nos dias atuais e acredito que o prefeito Henrique tem essa visão. Maragogi é uma cidade turística, então a UPA é de importância vital porque é mais uma iniciativa para cuidar da saúde dos maragogienses e seus visitantes, com atenção básica e clínica. 

Estou feliz porque cada equipamento de saúde entregue à população é motivo de celebração”, disse Renan Filho.

De acordo com a Secretária Rosângela Wyszomirska, o atendimento na UPA seguirá as classificações de risco, conforme padrões estabelecidos em vários países. “A triagem na unidade classificará o atendimento de acordo com a gravidade do paciente. Esse serviço de classificação agilizará ainda mais o atendimento. O nosso desafio é reduzir o tempo de espera do paciente e reduzir a superlotação no HGE”, destacou.

“A UPA vai atender os pacientes de urgência e emergência, que poderão permanecer na unidade por até 24h em observação. Além disso, haverá o pronto atendimento com consultas médicas. Se o paciente precisar, poderá ser medicado aqui mesmo”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Karen Benevides.

Bastante emocionado, o prefeito Henrique Madeira destacou que o atraso no repasse dos recursos federais, e o impasse sobre o gerenciamento da unidade, adiaram a abertura da unidade. “Graças à sensibilidade e parceria com o Governo Estadual, através do governador Renan Filho, que antecipou recursos e sempre foi solícito às demandas, a UPA está sendo entregue à população”.

 “Quando o trabalho é bem feito, é possível mudar a realidade em qualquer âmbito. A relação entre o Governo e a Prefeitura de Maragogi, foi construída na base do diálogo, o que significa produtividade em favor do povo. Apesar das limitações de investimentos, não desanimamos. Colocar a UPA para funcionar e continuar somando esforços para que os serviços de saúde melhorem a cada dia, é um dos meus compromissos com os maragogienses”, concluiu Madeira, que durante o evento, também anunciou que novas obras serão entregues à população nos próximos meses.  

Logo após o descerramento da placa, aconteceu uma “visita guiada” para a imprensa e convidados conhecerem as dependências da Unidade, que abriu oficialmente ao público no sábado (27) às 7h, registrando 90 atendimentos, sendo 60 clínicos e 30 pediátricos.

Secom MaragogiInauguração UPA MARAGOGI (33)

UPA Santo Antônio

A UPA de Maragogi foi construída pelo Governo de Alagoas, com recursos federais e estaduais, e entregue ao município no final de 2014. A unidade tem capacidade para atender até 350 pacientes/dia e o sistema implantado será do acolhimento ao paciente por classificação de risco, priorizando o atendimento por gravidade, e não por ordem de chegada, em consonância as orientações do Programa Nacional de Humanização (PNH).

A unidade dispõe de recepção, salas de espera, classificação de risco, pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica, sala de raio-x, posto de coleta do laboratório, farmácia e posto de enfermagem, e funcionará em regime de 24 horas, durante os sete dias da semana, com atendimento para urgências de pequena e média complexidade.

Fonte: Secom Maragogi

Veja Mais

Deixe um comentário