Um traficante de maconha foi preso em Orocó, sertão de Pernambuco. No local, foram encontrados 75 mil pés de maconha e 400 Kg da mesma droga pronta para o consumo, além de uma espingarda calibre 12 e uma pistola.40, possivelmente tomada de assalto de algum policial militar de Sergipe. A operação foi realizada pela Polícia Federal (PF). O helicóptero da corporação foi utilizado para ter acesso à área onde foi descoberta a plantação.
O suspeito, identificado como Evaldo Cavalcanti de Sá, o agricultor de Cabrobó “Branco de Aracuan”, de 32 anos, já havia sidp preso em 2005 pela Polícia Federal em Salgueiro também por tráfico de drogas, sendo condenado a cumprir pena em regime fechado por seis anos e oito meses.
Desta vez, ele foi capturado graças a informações e levantamentos sobre um plantio de maconha em um terreno onde também estariam sendo guardadas armas de fogo de grosso calibre. A abordagem foi feita pela PF, com apoio do Corpo de Bombeiros.
Evaldo recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro, onde acabou sendo autuado por tráfico de drogas (pena: cinco a 15 anos) e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito (pena: de três a 6 anos). Caso seja condenado, poderá cumprir penas que variam cinco a 20 anos de reclusão. Ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Salgueiro, onde ficará à disposição da Justiça.
No iterrogatório, o traficante usou do direito constitucional de só falar em juízo mediante a presença de um magistrado, mas informou anteriormente aos policiais que as armas eram suas e teriam sido adquiridas para sua segurança, por possuir muitos inimigos que queriam lhe matar. Na roça trabalhavam cerca de 12 pessoas e toda a maconha plantada seria vendia para vários traficantes de toda a região e Nordeste.