PT anuncia grande mobilização contra o que Lula chamou de ‘show midiático’

Deputado Paulão chamou ação de 'sequestro'.

Amanda Dantas/Alagoas24horasPara deputado Paulão condução coercitiva foi sequestro.

Para deputado Paulão condução coercitiva foi sequestro.

Durante coletiva concedida na tarde desta sexta-feira (04), e deputado federal do PT, Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão, falou sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida na manhã de hoje em mais uma fase da Operação Lava Jato. Para Paulão, não houve condução e sim “um sequestro”, e em resposta o PT prepara grande ato em Alagoas no próximo dia 08 de março.

Entre várias justificas Paulão enumerou pelo menos três pontos que ‘explicariam’ a ação de hoje: Fortalecer a ideia de impedimento da presidente Dilma Rousseff, desmoralizar a imagem de Lula e acabar com a sigla do Partido dos Trabalhadores.

Impeachment

Sobre o impedimento, Paulão alertou que se realizado até o fim de 2016, isso geraria novas eleições diretas o que favoreceria a oposição, ainda inconformada com o último pleito. Embora a análise feita por Paulão de que o impedimento da presidente Dilma significaria também o afastamento do vice-presidente Michel Temer (PMDB) – que integra a mesma chapa – ele não descarta que Temer e Eduardo Cunha (PMDB) sejam grande interessados. Mas o deputado também negou que o movimento seja PMDB x PT. Para Paulão, não é o PMDB quem está contra Dilma e sim o vice-presidente e o presidente da Câmara dos Deputados, grande beneficiado no caso de eleições indiretas. No caso de o Impeachment de Dilma ocorrer em 2017, as eleições deixariam de ser diretas e Eduardo Cunha poderia assumir a presidência do Brasil. “Lá dentro ele tem 70 deputados dele. Além disso, a decisão do STF ontem não afasta ele da presidência. Somente a Casa pode tirar do presidente da Câmara,” lembra Paulão.

Lula e sua imagem

Paulão também fez várias acusações a iniciativas públicas e privadas que teriam interesse de desmoralizar a figura de Luiz Inácio. “A Globo sabia da condução coercitiva antes do resto do Brasil. Ficou claro para todos nós que ela estava mancomunada com a Polícia Federal. Todas as pesquisas apontam que Lula é o presidente mais querido do país e se essa operação não conseguir comprovar nada isso só irá fortalecer ele, que sairá dessa como um herói. Não existe mais interesse de atacar Dilma, ela não concorre a mais nada. O que eles querem agora é atacar a figura de Lula, que é também a figura do PT para 2018. Já a oposição tem três figuras dividindo espaço: Serra, Alkmin e Aécio. Mesmo ele tendo ido lá para prestar esclarecimento, do jeito que a mídia coloca fica aquela ideia na cabeça de que ele foi preso”, acusou Paulão.

Paulão ainda afirmou que no ato de sua fundação, todos os equipamentos da Rede Globo foram adquiridos como contrabando e que o Superintendente da Polícia Federal daquela época teria articulado e facilitado a entrada dos equipamentos. O próprio Lula depois que foi liberado nesta manhã deu a seguinte declaração: “Vale mais um show midiático do que uma operação séria.”

O deputado disse ainda que ninguém fala do apartamento de Higienópolis de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ou do apartamento de FHC em Paris ou no helicóptero de Perrella apreendido com 500 quilos de cocaína em uma fazenda de Aécio Neves (PSDB).

O PT

O deputado também insinuou que poderá haver uma debandada no Partido dos Trabalhadores, mas que esse não será o seu caso. Paulão reafirmou que não sairá do PT e disse que se uns saírem outros virão. Para o deputado o momento é de “grande bombardeio ao PT.”

Sequestro
Paulão ainda afirmou que o modo como a Polícia Federal agiu deve ser considerado como sequestro. Ele alega que Lula nunca se negou ou foi notificado oficialmente e que, sem essas prerrogativas, o caso seria de sequestro e não condução coercitiva. Ele afirmou ainda que a grande maioria dos agentes estaria com o PT, fazendo uma referência a uma espécie de posicionamento político da instituição. “Os agentes estão conosco, os delegados é que estão contra a gente”, declarou sem entrar em detalhes de como se daria isso.

Grande ato

Em ‘resposta’ o Partido dos Trabalhadores em Alagoas prepara um grande ato que será realizado no dia 08 de março, dia em que também se comemora o Dia Internacional de Mulher. A concentração será na Praça Centenário, a partir das 8h, com café da manhã, atividades culturais e uma caminhada programada em direção ao Palácio do Governo.

Veja Mais

Deixe um comentário