O prefeito Rui Palmeira (PSDB) confirmou que se reuniu nessa quarta-feira (9) com o governador Renan Filho (PMDB) para discutir o cenário político. Segundo o gestor municipal, que iria entregar viaturas à SMTT mas foi impedido devido a um protesto de servidores municipais em greve, o objetivo foi discutir os problemas conjuntos enfrentados por Estado e Município diante de cenário de crise.
Palmeira disse que encontrou o governador Renan Filho ‘abalado’, a exemplo de outros integrantes do Governo, com o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu o impedimento de membros do Ministério Público ocuparem cargos no Executivo. Segundo Rui, Gaspar é um secretário de muita garra e valor e lamentavelmente o Estado irá perdê-lo. O prefeito disse acreditar, no entanto, que Alfredo Gaspar irá continuar defendendo a população, seja no próprio Ministério Público Estadual ou no Conselho de Segurança.
Rui disse ainda que a saída de Alfredo Gaspar se dá porque o governo federal sequer fez o levantamento da jurisprudência para nomear um integrante do MP para o Ministério da Justiça. Com a indicação, houve a provocação do Democratas e posteriormente a decisão que se refletiu em Alagoas. O afastamento de Alfredo Gaspar deve ocorrer 20 dias após a decisão da decisão pelo STF.
Sobre a composição para as eleições deste ano, Rui confirmou a negociação para o pleito e que uma nova ‘conversa’ deverá ocorrer nos próximos dias. Rui avaliou, ainda, que o governo federal está completamente perdido e prevê dificuldades para este ano e 2017, daí a importância da aliança entre PSDB e PMDB.