Ciente dos perigos apresentados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor do zica vírus, chikungunya e da dengue, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem intensificado o recolhimento de veículos abandonados na cidade. Nesta terça-feira (15), dois veículos abandonados foram recolhidos na Rua Cabo Reis, no Trapiche da Barra, durante fiscalização do órgão em parceria com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran).
O agente de trânsito, Eduardo Marques, explica que pneus baixos por muito tempo, vegetação se espalhando ao redor ou no próprio veículo e vidros quebrados são alguns dos sinais que identificam um veículo abandonado. “Os veículos nessa situação costumam estar degradados e por isso acumulam água parada. Devido ao perigo e atual situação de proliferação do mosquito, a preocupação das equipes de fiscalização tem sido retirar os veículos abandonados das ruas”, conta.
A SMTT também está atenta aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti dentro da sua sede, localizada no Tabuleiro do Martins. Recentemente após solicitação do órgão, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) efetuou a remoção da vegetação e de entulhos que dificultavam a visualização de pontos onde poderia ocorrer acúmulo de água parada.
A SMTT também alerta que um veículo abandonado pode servir de espaço para o consumo de drogas e de esconderijo para assaltantes. “A retirada dos veículos abandonados das vias é também um benefício para a segurança da população, além de melhorar visualmente o aspecto das ruas da cidade”, detalhou Marques.
Para denunciar a existência de um veículo abandonado em Maceió, a SMTT pode ser acionada pelo número 118, serviço de call center do órgão que funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 19h. Após o registro, equipes vão até o local para fazer a constatação das condições de abandono e o recolhimento do veículo.
Mais de 150 denúncias de veículos abandonados chegaram ao órgão nos últimos três anos. 67 foram recolhidos e dezenas foram retirados pelos próprios proprietários após a fiscalização das equipes nos locais. Outros, como os dois de hoje na Rua Cabo Reis, continuam sendo alvo das operações de recolhimento nas vias de Maceió.