O anúncio da indicação e posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o posto de ministro chefe da Casa Civil gerou uma onda de protestos em todo o país. Ainda ontem (16), após a confirmação da indicação, milhares de pessoas foram às ruas em pelos menos 18 capitais do país para protestar contra a indicação e pedindo o fim da corrupção.
Na capital alagoana, o protesto se concentrou nas imediações do Alagoinhas, na orla de Ponta Verde e reuniu, segundo os manifestantes, cerca de mil pessoas. A estimativa da Polícia Militar no entanto, alega que o público foi de cerca de 250 pessoas.
A exemplo do que ocorreu no final de semana, os manifestantes pediram o impeachment da presidente Dilma Roussef. A pista foi parcialmente bloqueada, mas o trânsito fluiu normalmente.
Em Brasília (DF) e São Paulo (SP) as manifestações foram marcados por confrontos com a Polícia Militar e utilização de spray de pimenta entre outros recursos para conter tumultos. O protesto se repetiu na manhã de hoje (17) e ocorreu inclusive durante a posse de Lula, no Palácio do Planalto.
De acordo com levantamento do G1, portal da Rede Globo, são registrados atos pró e contra e Governo Dilma em 11 estados da federação, além do Distrito Federal.