O Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL) realiza nesta sexta-feira (18.03) um “faxinaço” com o objetivo de localizar e eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti em prédios da Justiça do Trabalho na capital e interior. A ação faz parte da programação do Dia D de Combate ao Mosquito no Judiciário, proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para toda a Justiça brasileira.
Também faz parte da programação uma palestra de conscientização a ser ministrada às 11h, no Pleninho, por um técnico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva, desde o mês passado estão em andamento iniciativas da Administração com esse objetivo, inclusive com apoio de agentes da Vigilância Epidemiológica, que realizaram inspeção nos prédios que integram a estrutura da Justiça do Trabalho na capital. “A ideia é que, neste Dia D, magistrados, servidores e funcionários terceirizados parem suas atividades por alguns minutos e verifiquem, nas áreas internas dos Setores e das Varas, principalmente do interior, se há locais que possam estar acumulando água”, explicou.
O diretor-geral do Tribunal, Guilherme Falcão, lembra que é preciso observar com atenção as condições de vasos de plantas, garrafas vazias, poças de água parada, drenagem de ar-condicionado, ralos, calhas, bandeja de geladeiras e caixas d´água. “Se o problema puder ser resolvido pelos próprios servidores, ótimo; se não, deve ser comunicado à Coordenadoria de Manutenção e Projetos”, explicou.
Ainda de acordo com o diretor-geral, o momento requer a participação e o apoio de todos os que fazem a Justiça do Trabalho. “O trabalho que já estamos fazendo envolve os Setores de Saúde, Manutenção de Projetos, Secretarias de Gestão de Pessoas e de Administração, mas só será efetivo com a participação de todos, não só no Dia D, mas de forma cotidiana”, complementou.