Suspeito da Lava Jato é preso em Lisboa

Reprodução/Youtube1

A primeira fase internacional da operação Lava Jato, ocorrida nesta segunda-feira (21) em Lisboa (Portugal), é destaque nos principais portais portugueses na internet. A Polícia Judiciária (PJ) e a Polícia Federal (PF) detiveram o brasileiro Raul Schmidt Felippe Junior em um prédio de luxo no centro da capital portuguesa. Foragido desde julho do ano passado, ele é suspeito de envolvimento no pagamento de propinas da Petrobras.

De acordo com comunicado emitido pela Procuradoria da República no estado do Paraná, o brasileiro, que também tem nacionalidade portuguesa, é investigado pelo pagamento de propinas aos ex-diretores da estatal petrolífera Renato de Souza Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada. Para a PF do Paraná, Schimidt é sócio de Zelada.

Além de servir como operador financeiro no pagamento de propinas, Schmidt teria facilitado a obtenção de contratos de exploração de plataformas da estatatal a empresas internacionais.

A operação conjunta das autoridades portuguesas e brasileiras cumpriu uma carta rogatória relacionada com a Lava Jato. O jornal português Público relata que Schmidt era procurado pela polícia portuguesa há vários meses. “Ele estava escondido, não saía de casa e contaria com o apoio de familiares em Portugal, uma vez que tem dupla nacionalidade”, informa o diário.

Participaram da operação nesta manhã inspectores da PJ, investigadores da PF, um procurador do Ministério Público (MP) português, um procurador do MP brasileiro ligado à Lava Jato e um juiz de instrução criminal português.

Fonte: RFI

Veja Mais

Tempestade Helene vira furacão e se aproxima da Flórida

Fenônemo, pode ser um dos mais poderosos da temporada de furacões no Caribe, ganhou força ao passar pelo Golfo do México. Governo da Flórida declarou emergência em 61 dos 67 condados, e alguns deles pediram que cidadãos deixem suas casas.

Deixe um comentário