Terminal do Benedito Bentes. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Segundo dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), desde janeiro deste ano, cerca 30 mil pessoas têm utilizado mensalmente o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió. O benefício permite a quem utiliza mais de uma linha para chegar ao destino não pagar duas ou mais passagens para se locomover.
De acordo com o assessor técnico da SMTT, Silvio Sarmento, atualmente a população possui 270 possibilidades de integração, que funcionam entre linhas de um mesmo lote no sentido de ida ou de volta. “A partir do início de abril, ampliaremos esse número para 350 possibilidades com a adição de 80 linhas a esse sistema, chegando bem próximo da totalidade das possibilidades de integração que podem ocorrer dentro de um mesmo lote”, disse.
Em junho, a previsão é que seja iniciada a integração temporal entre linhas de lotes diferentes, desde que ambas estejam indo ou vindo dos seus respectivos terminais. “Essa fase ocorrerá com muito cuidado e será acompanhada pela SMTT para que possamos ofertar futuramente mais oportunidades de integração, conforme a necessidade dos usuários seja identificada”, detalhou.
Para realizar a integração temporal, o passageiro precisa ter o Cartão Bem Legal de qualquer tipo. A primeira via do Bem Legal Cidadão é gratuita e pode ser adquirida nos postos da Transpal da Rua Buarque de Macedo, no Centro, do Tabuleiro do Martins e no Terminal Integrado do Benedito Bentes. Postos volantes também percorrem diariamente bairros da cidade para fazer gratuitamente a primeira via. Os documentos necessários são os RG e CPF originais.
A lista completa e atualizada de linhas e possibilidades de realização da integração temporal pode ser visualizada no site da Prefeitura de Maceió.