Para formar um estoque de sangue estratégico que atenda a demanda de transfusões no feriado da Páscoa, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza coleta externa nesta quarta-feira (23). A ação, que irá ocorrer das 8h às 16h, será realizada em frente à Sandubaria do Careca, situada na Rua Empresário Carlos Nogueira, no bairro Jatiúca, em Maceió.
Por meio desta iniciativa, o Setor de Captação de Doadores espera suprir a carência do órgão, que nesta terça-feira (22) contava com apenas 68 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300. Um número que representa apenas 22,6% do percentual mínimo necessário para o consumo diário, segundo a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha.
“Temos apenas esta quarta-feira para estabilizarmos nosso estoque de sangue. Para isso contamos com a solidariedade dos alagoanos, que devem comparecer aos nossos postos fixos e itinerantes para se candidatar à doação voluntária. É importante ressaltar que doar sangue não ocasiona nenhum problema à saúde, uma vez que todo material é descartável”, salientou Maria das Graças Padilha.
Onde doar – Além de comparecer a coleta externa que acontece em frente à Sandubaria do Careca, os voluntários podem comparecer ao Hemoal Trapiche. O órgão, que está localizado na Rua Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, vai funcionar nesta quarta-feira (23), das 7h às 18h.
As doações também podem ser realizadas no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e vai funcionar das 7h30 às 11h. No interior do Estado, é possível se candidatar à doação de sangue no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), situado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca. O órgão vai atender das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Quem pode doar – Para se candidatar a doação de sangue o candidato deve estar bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Para os menores e idade, o Ministério da Saúde exige que estejam acompanhados dos pais. Apenas são impedidos de doar sangue àqueles que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.
Quanto às mulheres, ainda de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, não é permitida a doação apenas para àquelas que estejam gestantes ou amamentando. E para repetir o procedimento, o órgão estipula um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.