Cerca de 17,7 milhões de pessoas têm direito a sacar rendimentos do PIS/Pasep

 

Muitos brasileiros não sabem, mas podem ter o direito de receber um dinheiro extra referente ao saldo do Programa de Integração Social (PIS), no caso de quem trabalhou na iniciativa privada, ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), para o funcionalismo. A quantia pode ser retirada por quem se cadastrou num dos dois programas entre 1971 e 1988. De acordo com o Tesouro Nacional, os trabalhadores teriam a sacar R$ 1.135, em média. O valor, porém, não é fixo e muda de acordo com cada beneficiário.

Pode retirar o benefício — ou seja, o saldo total da conta do PIS ou do Pasep — quem se aposentou, tem 70 anos ou mais, ou tem alguma doença grave ou deficiência (o saque também é permitido se o titular tiver um dependente nessas condições). O dinheiro poderá ser retirado na Caixa Econômica Federal (PIS) ou no Banco do Brasil (Pasep), mesmo que o trabalhador, ao se aposentar, estivesse num emprego diferente do que tinha até 1988. Os que passaram a contribuir para o PIS ou o Pasep a partir de 5 de outubro de 1988 não têm valores a resgatar.

A Controladoria Geral da União (CGU) fez uma grande auditoria no fundo do PIS/Pasep. De julho de 2013 a julho de 2014, este contava com a participação de aproximadamente 31 milhões de pessoas inscritas e cerca de R$ 37,5 bilhões. Do total de participantes, 26 milhões tinham trabalhado em empresas (contavam com registro no PIS) e cinco milhões eram servidores públicos (cadastrados no Pasep). Segundo os dois bancos, cerca de 17,7 milhões de beneficiários ainda não sacaram os valores. Em caso de morte, os herdeiros podem fazê-lo.

Saiba mais

Onde receber o PIS

Os rendimentos do PIS podem ser recebidos por meio de crédito em conta, quando o trabalhador é correntista individual da Caixa, num caixa eletrônico do banco, num correspondente Caixa Aqui ou numa casa lotérica, usando o Cartão do Cidadão.

Quantos podem sacar

No Rio, 3.119.986 trabalhadores poderão sacar os rendimentos do PIS. No Brasil, 16.952.487 têm direito ao benefício.

Como retirar

É necessário levar um documento de identificação original, válido e em bom estado, além do cartão ou do comprovante de cadastramento no PIS.

Saldo do Pasep

Quase 830 mil servidores públicos têm o direito de sacar o saldo do Pasep.

Direitos ampliados

Além de serem aposentados e terem 70 anos ou mais, os ex-servidores podem requerer o direito em casos de invalidez (deles ou dos dependentes); transferência para a reserva remunerada ou reforma (militares); ou doença grave listada pelo governo (deles ou dos dependentes).

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário