Ufal e movimentos sociais homenageiam professor Sávio de Almeida

1Em comemoração ao aniversário de 74 anos do professor Luiz Sávio de Almeida, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e os movimentos sociais irão prestar uma homenagem ao educador, pesquisador e escritor pela sua contribuição à história e à cultura. A cerimônia será no dia do nascimento dele, celebrado nesta quinta-feira, 31, às 19h, no Museu Théo Brandão.

Sávio de Almeida ingressou na Ufal em 1976. Ele possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Ufal, mestrado em Educação pela Michigan State University e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com uma vasta produção acadêmica, o professor é reconhecido pela sua forte atuação para preservar a cultura e a história alagoana e do Nordeste.

Abaixo, alguns dos títulos de autoria de Sávio de Almeida, publicados pela Editora da Ufal:

Federalismo e região: dois breves estudos

Autor: Luiz Sávio de Almeida

Sinopse: Os dois ensaios contidos neste livro tratam do Período Regencial, crucial para o início da definição do que pouco a pouco iria sendo construído como o Nordeste brasileiro, e afunilam para a questão do federalismo e da região. O primeiro deles foi apresentado em reunião nacional da Anpocs e discute o significado da Regência como época de transição; o segundo, também apresentado em reunião da mesma entidade, analisa O Carapuceiro e toma-o como indicador do campo político configurado no período.

Índios do Nordeste: temas e problemas 3

Autores: Luiz Sávio de Almeida; Marcos Galindo

Sinopse: Nesta obra, são tratados temas como: envolvimento indígena e sua história política; opinião de habitantes não índios de Porto Real do Colégio sobre os índios Kariri-Xocó, seus vizinhos; saúde indígena dos Pankararu (Pernambuco); sítios ceramistas do Nordeste e história, memória e identidade dos Pitaguary.

Índios do Nordeste: temas e problemas 5

Autores: Luiz Sávio de Almeida; Marcos Galindo; Edson Silva

Sinopse: Esta coletânea fornece um painel de temas e problemas sobre o índio nordestino. Ela destaca os seguintes elementos: (a) existe uma consciência assumida de que o índio, no Nordeste, é uma força política atuante; (b) trata-se de tema fértil e necessitado de aprofundamento; (c) existe um interesse marcante sobre o assunto no campo da história e da antropologia e, finalmente, (d) existe uma disposição crescente para o diálogo entre as diversas áreas acadêmicas.

O negro e a construção do carnaval no Nordeste

Organizadores: Luiz Sávio de Almeida; Otávio Cabral; Zezito Araújo

Sinopse: Esta obra faz uma observação sobre o carnaval, permitindo identificar, além da festa percebida pelo olhar comum, a disponibilidade de uma análise a partir da estética, da sociologia, da antropologia, da história. Permite haver uma reflexão sobre diversas vertentes relacionadas ao tema, como, por exemplo: o que está oculto pelas máscaras carnavalescas? O que está isolado pelos cordões de hoje? O que os separa dos de outrora?, etc.

Índios de Alagoas: cotidiano, terra e poder (Vol 11)

Organizadores: Luiz Sávio de Almeida; Amaro Hélio Leite da Silva

Sinopse: Neste volume da Coleção Índios do Nordeste são abordados temas teóricos e outros associados diretamente ao cotidiano indígena, abrangendo questões políticas, econômicas e culturais.

Chrônicas Alagoanas: história, sociedade e futebol em Alagoas – homenagem à pesquisa pioneira de Renato Sampaio

Autores: Luiz Sávio de Almeida; Jorge Souto de Moraes

Sinopse: O presente trabalho tem diversos objetivos: recuperar o texto da obra pioneira sobre o futebol alagoano, À margem do futebol, de Renato Sampaio, que se tornou raríssima; dar informações sobre o futebol e a sociedade alagoana para os torcedores do Estado e homenagear a Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas.

Chrônicas alagoanas: notas sobre poder, operários e comunistas em Alagoas

Autor: Luiz Sávio de Almeida

Sinopse: Este livro reproduz ensaios sobre a formação do movimento operário em Alagoas, aborda a exploração da mulher na implantação da indústria têxtil, o movimento grevista que paralisou a rede ferroviária de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, em 1909, e aponta as raízes históricas do comunismo no Estado.

Índios de Alagoas: história e sociedade

Organizadores: Luiz Sávio de Almeida et al.

Sinopse: Este novo volume da série Índios do Nordeste: temas e problemas traz uma novidade: apresenta textos que têm como tema o direito e a arqueologia.

Terra e Pastoral em Alagoas: conflito e liberdade

Organizadores: Luiz Sávio de Almeida; José Carlos da Silva Lima; Anke Nokolaus;

Sinopse: Esta obra mostra a desenvoltura da CPT (Comissão Pastoral da Terra), enfatizando a importância da Igreja Católica para as lutas e histórias de vida dos assentados, mostrando a visão das pessoas que conduzem o processo nos campos de atividade pastoral e permitem a renovação da vida política em Alagoas.

Direito, sociedade e violência: reflexão sobre Alagoas

Organizadores: Luiz Sávio de Almeida; Sérgio Coutinho; França Júnior

Sinopse: Este livro traz o desafio da proposição de uma abordagem crítica sobre temas de natureza social na contemporaneidade, contribuindo para a construção de uma forma alternativa de pensar, em contraste à perspectiva meramente gnosiológica.

Fonte: Assessoria Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário