Depois de meses acompanhando de perto as transformações, a comunidade de Ipioca está, enfim, celebrando a conclusão da obra de Restauração Arquitetônica da Igreja de Nossa Senhora do Ó, verdadeiro cartão postal do bairro. A intervenção, nascida de forte demanda popular, traz à população uma igreja não apenas com suas condições de uso retomadas, mas com um intenso revelar de elementos artísticos, arquitetônicos e históricos, que compõem as memórias e vivências do bairro e da cidade de Maceió.
A obra, executada por parceria entre o Iphan, o Senador Fernando Collor de Melo, a Prefeitura de Maceió, a Cúria Metropolitana, o Deputado Federal Paulão, o Vereador Sylvio Camelo e a atuante Sra. Ada Mello, será entregue à comunidade em Missa Solene a ser celebrada pelo Arcebispo de Maceió, D. Antônio Muniz, neste domingo, dia 03 de abril, às 9 horas, na própria Igreja Nossa Senhora do Ó.
Bem tombado pelo Estado e protegido pelo Município, a igreja é importante exemplar da arquitetura religiosa da cidade, mantido pela população local por meio da preocupação em guardar partes desprendidas de significativos altares do século XIX. Com recursos do MINC, foram investidos mais de 1,5 milhão de reais em serviços que envolveram a restauração de todos os elementos artísticos em madeira integrados à sua arquitetura; de algumas imagens; de esquadrias e de assoalho de madeira no coro e na sacristia; de rebocos; da cantaria de pedra descoberta durante a obra; além da substituição completa da rede elétrica, instalação de forro e piso; de banheiros coletivos; de sistema de alarme; e de proteção contra descarga elétrica.
Durante a fase de restauração, o Iphan aplicou o conceito de obra aberta aos trabalhos na Igreja Nossa Senhora do Ó, deixando-a aberta à visitação, sempre mediante agendamento, e desenvolveu uma proposta continuada de Educação Patrimonial na localidade. De agosto de 2015 à fevereiro de 2016, o Iphan organizou uma série de atividades direcionadas, especialmente, às escolas públicas vizinhas ao bem, convidando a comunidade a falar de patrimônio de forma lúdica e divertida, colorindo, brincando, fotografando, e contando histórias. A ação culminou, em setembro do 2015, no evento Mirando o Patrimônio: A gente quer ver o bairro como você vê – um grande evento a céu aberto, resultado de parceria entre o Iphan, o Município, a Universidade Federal de Alagoas, e a A4 Construtora –, e se encerrou com a montagem de exposições de produções de alunos na Escola Municipal Floriano Peixoto.
O Iphan considera de suma importância que a obra executada seja entendida numa perspectiva que ultrapasse o sentido estético e artístico desta edificação centenária, e compreenda os usos, apropriações e significações da comunidade para com o bem, ou seja, o sentido que liga a igreja à vida das pessoas. Foi dessa forma que se intencionou ao longo das obras provocar nos moradores a reflexão sobre o sentimento de pertencimento e identidade em relação à Igreja Nossa Senhora do Ó e ao bairro, e que, hoje, no momento de sua conclusão, ressalta-se o uso e atribuição de valores como determinantes à conservação de qualquer bem cultural.