Palmeiras e Corinthians faziam clássico truncado neste domingo até os 30 minutos do segundo tempo. Foi quando a história do Derby mudou no Pacaembu. Prass pegou pênalti de Lucca, e no lance seguinte Dudu, que entrou na etapa final, aproveitou falha da defesa adversária para fazer o gol da vitória: 1 a 0 para o time alviverde em cima de seu arquirrival.
O resultado deu ao Palmeiras a liderança do Grupo B, que ainda pode ser perdida para o Ituano na noite deste domingo, caso o clube de Itu vença o Mogi Mirim. O São Bernardo está em segundo, com 20 pontos – um a menos que a agremiação palestrina.
O Corinthians, por sua vez, perdeu o segundo clássico no ano, já que havia sucumbido contra o Santos e vencido o São Paulo. Mesmo assim, a equipe alvinegra tem a melhor campanha da fase inicial do Campeonato Paulista e vai encarar o Red Bull nas quartas de final.
Na próxima rodada, o Palmeiras enfrenta o Mogi Mirim, no domingo que vem, em Mogi, para tentar assegurar a classificação. Já o Corinthians pega o Novorizontino no mesmo dia, em Itaquera.
Antes disso, na quarta-feira, o Palmeiras pega o Rosário Central nesta quarta, na Argentina, enquanto o Corinthians vai à Colômbia enfrentar o Santa Fé. Ambos os jogos são válidos pela quinta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.
O jogo no Pacaembu
A etapa inicial começou truncada. Com Elias no meio de campo, o Corinthians não começou bem. O Palmeiras, por outro lado, tinha mais posse, mas não criava.
A primeira chance foi alvinegra, aos 16 minutos. Giovanni Augusto desceu pela direita e lançou Lucca, na esquerda, que bateu com categoria, mas a bola passou tirando tinta da trave de Prass.
O Palmeiras respondeu cinco minutos depois. Em contra-ataque, Alecsandro lançou Gabriel Jesus, que bateu com força e obrigou Cássio a fazer grande defesa.
O clássico foi para o intervalo sem alteração no placar.
Na etapa complementar, Gabriel Jesus foi lançado pela direita e, ao tentar cruzar a bola para a área, chutou muito forte, mas saiu pela linha lateral direita da defesa do Corinthians.
Em seguida, Gabriel Jesus cruzou da esquerda para Alecsandro, que bateu de primeira, de pé direito. E Cássio, no puro reflexo, fez um milagre e espalmou, evitando o gol alviverde.
Aos 27 minutos, Giovanni Augusto aproveitou bola espirrada na área, viu Thiago Martins chegar com tudo na bola e derrubá-lo. Pênalti, que Lucca pediu para bater.
Na cobrança, o meia-atacante foi para a bola e chutou com força, no canto direito de Fernando Prass. O goleiro palmeirense se esticou todo e fez a defesa.
No lance seguinte, a redenção palmeirense. Após cobrança de falta, Zé Roberto tocou de cabeça, Cássio saiu mal do gol e Dudu – que entrou minutos antes -, de cabeça, mandou para as redes, decretando a vitória alviverde.