Na próxima sexta-feira (8), das 14h às 18h, a Faculdade Maurício de Nassau, unidade Maceió, que fica situada na Avenida Sandoval Arroxelas, 239, Ponta Verde, vai realizar uma oficina de gastronomia inclusiva que terá o objetivo de integrar os jovens portadores da síndrome de down as práticas culinárias que a instituição oferece.
Na oportunidade, irão participar da oficina de gastronomia inclusiva 20 jovens portadores da síndrome de down que fazem parte da Associação Amor 21, entidade que socializa as crianças e jovens com síndrome de down e parceira da instituição de ensino. Eles estarão acompanhados de 20 responsáveis.
A oficina terá duração de 4h e os jovens terão o auxílio dos alunos do curso de Gastronomia. A professora Ernanda Tenório irá ministrar uma aula prático demonstrativa de sanduíche de frango e creme de papaia para as crianças e os adolescentes. A docente irá montar o cardápio, passará os ingredientes e eles montarão os pratos sozinhos, auxiliando assim na sua coordenação motora. Todos os alunos e pais receberão certificados.
Para o coordenador do curso de Gastronomia da faculdade, Aaron Bem Saffer, o País está carente de iniciativas de inclusão social e é importante que a instituição de ensino superior faça sua parte. “Os portadores de síndrome de down são capazes de desenvolver diversas atividades. Precisamos expandir os limites e inseri-los em todos os meios possíveis. Se somos todos diferentes porque trata-los com indiferença. É por isso que tomamos a iniciativa de realizar esta ação, pois queremos mostrar o quanto eles podem se superar e surpreender”, explicou Saffer.