A Prefeitura de Maceió tem desempenhado importantes obras de qualificação no campo da acessibilidade por toda a capital. Escolas, praças, centros esportivos, unidades de saúde e os meios de transporte coletivo urbano estão passando por intensas adaptações para proporcionar mais dignidade e qualidade de vida aos cidadãos que possuem algum tipo de deficiência.
Terminais nos bairros contam com acessibilidade para cadeirantes
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O prefeito Rui Palmeira destaca o compromisso que a gestão municipal tem mantido ao assegurar os direitos dos cadeirantes exigidos por lei. “Todas as construções que estão sendo executadas pela Prefeitura de Maceió e as obras de reforma já se enquadram dentro dos padrões de acessibilidade exigidos pela legislação. Nós temos escolas, unidades de saúde, os Cras e os terminais de ônibus que já foram contemplados com esses serviços e que passaram a ofertar mais condições de acessibilidade aos cidadãos com deficiência”, afirmou.
Outra importante obra de acessibilidade que o Município está viabilizando é a instalação de um elevador para cadeirantes na Escola Municipal Radialista Edécio Lopes, localizada no Pinheiro. No local, também está sendo realizado a troca dos revestimentos e a reforma do refeitório, cozinha, biblioteca, laboratório de informática, dos banheiros e salas de aula que ganharam acessibilidade. “A obra faz parte do pacote de reestruturação da Rede Municipal de Ensino lançado pela Prefeitura de Maceió. As ações, que são sobretudo de cidadania, garantem mais dignidade aos que necessitam de métodos mais fáceis de locomoção”, pontuou Rui.
Mais acessibilidade
Novos Ônibus da Empresa São Francisco
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
No início deste mês, 50 novos ônibus com duas vagas para cadeirantes passaram a circular na cidade. A ação faz parte do processo licitatório lançado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que determina que 20% da frota dos ônibus que circulam pela cidade deve ser de veículos novos. “Por meio da licitação do transporte público, Maceió passa a ser a única capital do Brasil a ter duas vagas exclusivas para cadeirantes assim como o elevador que vai possibilitar a acessibilidade dessas pessoas nos ônibus. Isso é muito importante para o Município e os usuários só tem a comemorar com mais essa vitória”, finalizou o prefeito.