Roteiro inclui apresentações sobre a arquitetura histórica do bairro
Foto: João Schawrtz
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) lança nesta terça-feira (05), às 19h, o roteiro cultural Jaraguá Vivo, um city tour a pé no bairro histórico onde nasceu a capital alagoana. O roteiro é aberto à imprensa, representantes do trade e público geral. A concentração será na Praça Dois Leões. De lá, os participantes seguem para os principais atrativos do bairro.
“A ideia do novo produto turístico é aliar a história, a cultura e a arquitetura do destino, além de oferecer mais uma opção de vida noturna aos turistas através de uma praça alimentação ao ar livre na Rua Sá e Albuquerque e apresentações de jazz”, destacou o prefeito Rui Palmeira.
Na prática, o roteiro propicia a visita ao acervo dos espaços culturais sediados na região, que revelam algumas das tradições e expressões artísticas da capital. Durante as visitas serão contextualizadas a história da civilização do açúcar, do desenvolvimento da zona portuária, as relações comerciais e o povoamento da capital. A expectativa é levar cerca de 600 pessoas por noite para participar da experiência.
Integram o roteiro do projeto: a Associação Comercial do Estado de Alagoas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Arquivo Público de Alagoas, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), a Igreja Mãe do Povo, Fundação Teotônio Vilela, Praça Dois Leões, Sindicato dos Estivadores de Alagoas, Rex Bar e Projeto Carro de chef, que reúne diferentes food trucks da cidade.
Estátua em frente ao Museu Imagem e Som, que integra o city tour a pé
foto: Pei Fon
De acordo com o secretário municipal de Promoção do Turismo, Jair Galvão, o lançamento marca um momento muito positivo para o turismo da cidade. “A parceria com o trade, os guias locais e os espaços culturais nos permitiram oferecer um produto inovador que revela a nossa diversidade, cultura, riqueza arquitetônica e uma cena noturna que se renova com atrações de qualidade”, disse.
“Tudo isso em um espaço estratégico entre o centro e a orla principal, à beira-mar, em uma região extremamente cênica que tem muito a contar sobre nossas raízes. O Jaraguá Vivo revela uma Maceió viva, que além de uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil, esbanja história, arte e cultura”, ressaltou o secretário.
Principais atrativos do roteiro estão na Rua Sá e Albuquerque será fechada para carros. Foto: Pei Fon
São parceiros da iniciativa a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (Sedetur), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o Grupo de Receptivos de Alagoas (GRAL), o Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoas (Singtur- AL), a Guarda Municipal, a Polícia Militar, o Rex Bar e o Projeto Carro Chef.