Distribuição de Plano de Contingência faz parte das ações de treinamento para emergências

Publicação conta com nome e contato das referências da Defesa Civil Municipal nas áreas de risco

Desde o começo do mês, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) vem distribuindo nos órgãos municipais e nas comunidades que integram as áreas de risco o Plano de Contingência de Maceió. Na publicação produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e impressa com patrocínio da Braskem, o Plano reúne informações sobre a atuação da Defesa Civil em Maceió e os procedimentos que a população deve seguir em caso de desastres naturais.

Com foco na preparação da população para o período chuvoso, o Plano de Contingência, também prevê reparos de infraestrutura nas escadarias, encostas e áreas de drenagem dessas regiões. De acordo com a Defesa Civil, isso faz parte de um plano de articulação e mobilização dos moradores dessas áreas, informando-lhes, através do Plano impresso, o nome e contato das pessoas referência em cada local de risco, bem como os procedimentos de resposta em caso de emergências.

“O Plano de Contingência apresenta os núcleos descentralizados de Defesa Civil, que são os representantes da Comdec em cada comunidade. Mostra, também, quais são as áreas de risco por região de Maceió, a quem recorrer e como proceder em caso de situações de emergência envolvendo desastres naturais. Estamos enviando os impressos para os líderes comunitários, que vão mobilizar os moradores e divulgar as informações”, pontuou Paulo Noronha, tecnólogo da Comdec de Maceió.

O patrocínio da Braskem para impressão deste Plano está inserido  no contexto de outros trabalhos em conjunto e parcerias com a Defesa Civil, de acordo com Paulo Noronha, em especial o grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), voltado para prevenção e resposta em caso de emergências químicas.

“A distribuição do Plano de Contingência da Defesa Civil é mais um passo importante para o fortalecimento de uma cultura de prevenção de acidentes e da integração entre poderes públicos, iniciativa privada e comunidades que aumentam o alcance das ações e das políticas públicas de interesse da população”, afirmou Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem.

Sobre o Plano de Contingência

De acordo com a Comdec, o Plano descreve e esclarece itens como o funcionamento da Defesa Civil Municipal e suas competências (segundo a Lei n.º 12.608/2012, que normatiza a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil), como se faz a deflagração do Estado de Alerta,o calendário de atividades com imagens das ações, o Plano Municipal de Redução de Riscos de Maceió (PMRR), mostra o mapa da cidade dividido por Setores de Risco e, ainda, como funciona o monitoramento e atuação do órgão.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde). 

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa. 

 

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário