O Pleno do TRF5 definiu, na última quarta (20), em sessão plenária, a lista tríplice de juízes federais que concorrem, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargador federal, vago em decorrência da aposentadoria de Francisco Wildo Lacerda Dandas, em julho de 2015. Os magistrados mais votados foram Élio de Wanderley Siqueira filho, eleito pela unanimidade dos votos (13) e que figura na lista pela terceira vez consecutiva, Leonardo Resende e o diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) Frederico Wildson da Silva Dantas, ambos com nove votos.
Regra
De acordo com a regra estabelecida no artigo 93, inciso II, alínea “a” da Constituição Federal, o magistrado que integrar a lista tríplice pela terceira vez consecutiva, ou pela quinta vez alternada, adquire o direito de nomeação para o cargo ao qual concorre. Aguarda-se a confirmação do nome do juiz federal Élio Wanderley e sua nomeação pela Presidência da República Dilma Rousseff.
“Todos os magistrados são de excelente qualidade profissional, de grande capacidade técnica e de trabalho, e detentores de elevados padrões ético-profissionais. De parabéns, a 5ª Região”, afirmou o presidente do TRF5, desembargador federal Rogério Fialho Moreira.
Legenda: Juízes da lista tríplice: Leonardo Resende, Élio Wanderley e Frederico Dantas.