O alagoano Reinaldo Lessa completa, em 2016, 50 anos de carreira como artista plástico. Anos que já foram dedicados a produção artística em várias linguagens: modelagem em papel maché, cerâmica, vitral, óleo sobre tela e as esculturas. Para celebrar o meio século de produção artística, Reinaldo Lessa lança um livro reunindo apenas suas obras em esculturas, nesta quinta-feira (28), a partir das 18h, na Associação Comercial, em Jaraguá, mesmo bairro onde mantém seu ateliê.
Emoldurando as escadarias seculares do prédio da Associação, serão instaladas esculturas de Lessa, apresentando seu trabalho em fibra de vidro e pintura automotiva. Esculturas monocromáticas, abstratas, mas permeadas de movimento e sempre voltadas “para o homem como um ser social e a natureza que o enlaça”, como diz a museóloga Cármen Lúcia Dantas na apresentação de seu livro, que contou com patrocínio da Braskem para publicação.
“É um evento aberto a todos, com a presença de algumas de minhas esculturas e um telão exibindo as demais, de uma forma bem acessível e didática, pois às vezes as pessoas não conhecem o trabalho com a fibra de vidro, não sabem como é feito. Será uma noite bastante interessante”, convida Reinaldo Lessa.
Artista nascido e criado em Maceió, Reinaldo Lessa sempre esteve envolvido com a arte, desde seus primeiros dias. Já expôs em várias capitais brasileiras e nos Estados Unidos e Portugal. Sua escultura ‘Hélices’, instalada no salão de desembarque do Aeroporto Zumbi dos Palmares, que recebe os turistas e visitantes de Alagoas, e é um dos vários exemplares de suas obras presente em prédios públicos e coleções particulares em Maceió.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 54 bilhões, a Braskem também é a maior produtora mundial de biopolímeros – com capacidade de 200 mil toneladas anuais de polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde).
Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com mais de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.