A assistência às vítimas de infarto do miocárdio que residem no interior está assegurada em Alagoas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL) implantou o Proograma América Telemedicina Infarct Network (LATIN). Inicialmente o serviço estará disponível na Santa Casa de São Miguel dos Campos e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia, beneficiando 372.106 alagoanos de 14 municípios da V e X Regiões de Saúde.
Durante a solenidade de implantação, a gestora da saúde estadual destacou a parceria com o HCOR/AL, que dará um novo rumo para o atendimento às vítimas de infarto do miocárdio, doença que mata milhares de pessoas em todo mundo. Segundo Rozangela Wyszomirska, os usuários que desenvolverem os sintomas terão, ainda na Atenção Primária, um diagnóstico de forma ágil e eficiente, uma vez que, o eletrocardiograma estará sendo avaliado por um cardiologista que estará em uma das centrais, que funcionam no HCOR/AL, em Maceió e em Minas Gerais.
O diretor do Hospital do Coração, cardiologista Ricardo César Cavalcanti, lembrou que antes de tudo, esse é um projeto que visa salvar vidas e, que a Sesau avança ao implantar o programa, levando melhorias para população, em especial aos que residem nos locais mais distantes de Maceió. “Alagoas toma um rumo diferente com o projeto de angioplastia primária, com a implantação de uma política de Estado, que deixará um grande legado para as futuras gerações”, ressaltou Cavalcanti.
Como Funciona – Ao sentir um desconforto no peito, qualquer morador de um dos 14 municípios da V e IX Regiões, devem se dirigir a UPA de Delmiro Gouveia ou a Santa Casa de São Miguel dos Campos. Nestas unidades, os usuários serão submetidos a um eletrocardiograma, que atestará se o paciente está enfartando ou corre o risco de enfartar.
Em seguida, o exame será remetido instantaneamente, via internet, para duas centrais cardiológicas, que funcionam 24 horas no HCOR/ AL e em Minas Gerais. O cardiologista de plantão fará a leitura e, em poucos minutos, um diagnóstico será apresentado e encaminhará as orientações sobre a conduta assistencial e terapêutica que deve ser seguida.
Em caso de infarto, o paciente receberá os primeiros procedimentos ainda na unidade e deverá ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), que possui a primeira Unidade Cardiovascular da Rede Pública de Saúde.
Ainda durante a cerimônia, a secretária Rozangela Wyszomirska anunciou que a Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, em breve deverá contar com uma Unidade de Angioplastia Primária, para que não haja a necessidade do paciente se deslocar para Maceió. A medida faz parte do projeto de interiorização da saúde, para que a população seja atendida em sua própria região.