De 31 de agosto a 03 de setembro, a Prefeitura de Marechal Deodoro vai realizar a 7ª edição Festa Literária de Marechal Deodoro – Flimar.
Com objetivo de estimular o hábito da leitura, o evento reúne escritores de todo o Brasil para ministrar palestras, oficinas e saraus literários. Além disso, apresentações culturais, feira de livros e exposições de arte, também fazem parte da festividade.
O evento – que acontece no centro histórico do município – homenageará este ano a alagoana Nise da Silveira e o compositor cearense Raimundo Fagner.
A programação da sétima Feira Literária de Marechal Deodoro ainda está sendo concluída, mas os locais das atividades serão no espaço cultural, no museu de Arte Sacra, na antiga cadeia e nas escolas municipais.
Outra expectativa é a ‘Flimarzinha’ com programação para o público infantil na orla lagunar de Marechal Deodoro. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Carlito Lima, desde a sua primeira edição a Flimar tem contribuído principalmente no aprendizado em sala de aula dos estudantes deodorenses.
“Todos os anos recebemos centenas de pessoas na festa literária. Hoje em dia os alunos da rede municipal se preparam na escola e estudam sobre o tema para participar do evento”, disse o secretário.
Homenageados
Os homenageados da 7º Feira Literária de Marechal Deodoro – Flimar, Nise da Silveira e o cantor Raimundo Fagner, carregam na bagagem influências da literatura.
Nise, alagoana e uma das primeiras mulheres formada em medicina no Brasil, fez carreira na psiquiatria, sendo contra das formas de tratamento de sua época. Aprendiz de Carl Jung publicou alguns livros como: ‘Jung: vida e obra’, ‘O mundo das imagens’ e ‘Imagens do inconsciente’.
Nise da Silveira desencarnou em 1999, no Rio de Janeiro.
Raimundo Fagner, cantor e compositor cearense, iniciou a carreira em 1970. O primeiro trabalho não obteve sucesso, mas logo depois que a música ‘Mucuripe’ foi gravada na voz da cantora Elis Regina, o reconhecimento do cantor foi lançado.
Com 85 discos gravados e diversas composições, Fagner, está na lista de melhores cantores da música latina, embalando trilhas sonoras de novelas, filmes e de histórias da vida real.