O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran/AL) – com o apoio do 3º BPM e da SMTT – deu continuidade, neste sábado, 07, as ações ostensivas que visam intensificar as fiscalizações de trânsito em todo o estado de Alagoas. Desta vez, as abordagens aconteceram na cidade de Arapiraca, agreste alagoano, e resultou em diversas abordagens a veículos.
Durante a operação policial, a equipe de trânsito realizou 78 testes de etilômetro (bafômetro) e 33 Autos de Infrações de Trânsito (AITs). Além disso, 18 Veículos foram removidos ao pátio do 3° BPM, em Arapiraca.
Já em Maceió, os agentes de trânsito flagraram um veículo de luxo estacionado na calçada atrapalhando a passagem de pedestres no bairro da Ponta Verde. O condutor do Audi R8, de cor branca, foi autuado por estacionar irregularmente em passeio público e o veículo só foi liberado pelo fato do guincho do órgão não está disponível no momento por ter sido utilizado em outra operação.
Conforme relatos da PM, o condutor foi arrogante e se achou no direito de estacionar no local por pagar mais de R$34 mil de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Lei Seca
As equipe da operação Lei Seca do DETRAN/PM realizaram, entre a noite de ontem e a madrugada deste sábado, 07, uma ação educativa em alguns bares de Maceió com o intuito de divulgar o projeto “Amigo da Vez”, que visa alertar os condutores sobre os perigos da combinação álcool e direção.
Os alvos da operação foram os bares Tanque Cheio, na Serraria, e Conversa de Botequim, na Jatiúca. Nos locais, as equipes conversaram com os motoristas sobre a importância de mudar de comportamento no trânsito e respeito a vida. Além disso, foi ressaltadas as ações do Movimento Maio Amarelo, que fala sobre excesso de velocidade e uso do cinto de segurança.
A Operação Lei Seca também realizou fiscalizações de trânsito tanto na parte alta de Maceió quanto na parte baixa da cidade. O resultado foi 72 infrações por diversas irregularidades de trânsito e 157 abordagens a veículos com revistas aos condutores.
As equipes realizaram ainda 161 testes de alcoolemia, flagraram sete condutores em habilitação, removeram quatro veículos ao pátio do Detran/AlL e recolheram 30 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e dois CRLVs. Houve também 28 recusas ao teste de alcoolemia (etilômetro).