Milhares de pessoas que saem de casa no início da manhã e precisam dos transportes públicos para ir até ao trabalho, terão que arrumar um outro jeito de chegar ao destino nesta terça-feira (10). O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Alagoas (Sinttro/AL) informou que irá parar as atividades amanhã.
A categoria informou que se trata de um protesto contra os altos índices de violência no setor, que atingem não só os transportadores, como os passageiros. A categoria quer chamar a atenção do poder público e conseguir uma audiência com Governo do Estado, para cobrar medidas mais eficazes de combate aos crimes. Com a paralisação desta terça-feira, os 800 ônibus que trafegam pela cidade – entre urbanos e metropolitanos – que saem para a primeira viagem a partir das 4 horas, permanecerão nas garagens. Ao todo, 128 linhas deixarão de circular e 400 mil usuários ficarão sem transporte público até a resolução do impasse.
De acordo com o presidente do sindicato, Écio Ângelo, a categoria já vem enfrentando um cotidiano violento há bastante tempo, mas medidas já tomadas pelas autoridades não surtiram o efeito desejado. Além disso, o presidente disse que as reuniões realizadas com o Comando de Policiamento da Capital (CPC) ajudam no combate, mas ainda é muito pouco em relação ao nível de organização dos criminosos.
“Todo mundo acompanha, através da imprensa, a onda de crimes aos coletivos, retratadas diariamente. Rodoviários e usuários estão à mercê de bandidos que nada tem a perder e nada é feito para acabar com esse índice lamentável que só cresce”, apontou Ângelo.