Um método de estudo que busca entender o funcionamento do cérebro sob múltiplas perspectivas é a nova ferramenta usada por estudantes alagoanos que sonham em ingressar no serviço público. A técnica alia conhecimento de diversas áreas para poder identificar e ajudar na superação de fatores que limitam o desempenho dos candidatos.
No estado, especialistas em metodologia ATC [Aula, Técnica e Coaching] desenvolvem o trabalho de forma pioneira. O grupo se baseia em pesquisas realizadas nos Estados Unidos e em países da Europa para elevar o desempenho dos estudantes alagoanos.
“A ideia é otimizar os estudos por meio de técnicas da neurociência. Nem sempre as limitações que os candidatos apresentam ao longo da preparação estão relacionadas ao modo como eles estudam. Fatores externos podem contribuir de forma decisiva para o mal desempenho”, afirma o professor, coach e procurador do Estado de Alagoas Luís Vale.
Vale explica que, através da neurociência, é possível aumentar o foco dos candidatos e a concentração não só na preparação, mas na hora da prova, por exemplo, o que gera um maior rendimento. No entanto, ele ressalta que o papel do coach deve ser o de identificar os aspectos que precisam ser melhorados.
“O papel do coach é encontrar os aspectos limitantes e auxiliar o estudante no caminho até a aprovação. Quando identificamos fatores que não podem ser melhorado durante as sessões, nós encaminhamos para os profissionais habilitados. Nós respeitamos as competências dos diversos profissionais que podem atuar no tratamento”, acrescenta o professor.
Luís Vale, que é coach com certificação internacional e especialista em metodologia ATC, participa de um curso sobre neurociência na Universidade de Ohio, no Estados Unidos. “Esta é uma forma que busco de sempre trazer metodologias novas para aplicar em Alagoas. Além dos cursos, busco muitas fontes em livros e pesquisas”, ressalta.
Informações sobre como a neurociência pode ser aplicada através de sessões de coaching estão disponíveis pelos telefones 3026-1774 ou 99605-7568.