A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) constatou, durante os trabalhos na Avenida Gustavo Paiva, na Mangabeiras, o lançamento irregular de esgoto na galeria de águas pluviais que fica no acesso à Grota do Cigano. Com as chuvas do início desta semana, houve extravasamento de efluentes da rede de esgoto em direção às galerias de águas da chuva.
Como se trata de efluentes originários de esgoto hidrossanitário, a Companhia de Abastecimento e Saneamento de Alagoas (Casal) foi notificada e autuada por descumprir o Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, regido pela Lei 4.548/96, devido à situação flagrada pela Sempma na Grota do Cigano e o caso será apurado para descobrir a origem e os prováveis geradores desse lançamento irregular.
“A Prefeitura de Maceió está trabalhando para antever problemas no período chuvoso e os trabalhos realizados foram necessários para identificar a real situação do problema para que possamos atuar na mesma proporção. Por isso, os trabalhos vão prosseguir por mais alguns dias para que a desobstrução continue até que a limpeza seja concluída e ligações clandestinas de esgotos sejam tamponadas e os geradores responsáveis autuados”, disse o titular da Sempma, Antonio Moura.
Atentos a esta situação, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum), com apoio da Secretaria Municipal de Infraestutura e Urbanização (Seminfra), precisou agir para desobstruir a galeria que fica abaixo do viaduto Industrial João Lyra e escavar o solo próximo a um edifício residencial para saber o porquê dos transbordos de esgoto. Foi constatada uma caixa de esgoto que começou a ter os efluentes retirados por máquina de sucção para não comprometer a limpeza das galerias de águas pluviais da Prefeitura.
A Sempma reitera que as galerias de águas pluviais devem receber apenas água das chuvas e que as ligações clandestinas de esgoto são classificadas como crime ambiental. Os maceioenses podem contribuir com o trabalho da Sempma. Denúncias podem ser feitas pelo celular 98752-2044 ou pelos telefones 3315-4735 e 3315-4736.