Estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estão realizando estudos sobre impactos ambientais na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, em parceria com a Gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Segundo a estudante Joseane de Souza, a escolha da área se deu através dos levantamentos sobre a degradação da Prainha, na Barra Nova. “Entre nossos estudos, como a Prainha está inserida na APA, era necessário estender a pesquisa para identificar a degradação de toda a região. Percebemos que não há conscientização da população sobre todos os impactos causados.”
O primeiro local de visita foi o Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), no dia 03 de maio, onde os estudantes tiveram o acompanhamento da assessora da APA, Alycia Torres. Na ocasião, a equipe foi levada a outros pontos mais críticos fora do complexo, onde há mais impactos ambientais, como canal do Trapiche, Levada, Dique Estrada e Prainha.
A poluição e ocupação desordenada estão entre os primeiros impactos notados no levantamento. O IMA é colaborador no estudo, auxiliando com informações referentes a APA, disponibilização de barco para monitoramento e auxílio na coleta para análise de água de alguns pontos.