Andar pelos corredores do Hospital Geral do Estado (HGE) nos últimos dias tem dado maior satisfação aos profissionais que trabalham na unidade hospitalar. É que a assistência ao paciente tem sido mais eficaz, isso devido às ações efetivadas na área Azul.
Dados da Ouvidoria do hospital mostram queda no número de reclamações que chegam até o setor, referente à área. Em 2015, de janeiro a abril, 70 pacientes/acompanhantes registraram alguma insatisfação no atendimento. Este ano, foram registradas 60 insatisfações.
A enfermeira, Andréa Teodósio, responsável pela coordenação dos profissionais da enfermagem na Área Azul contou que algumas das mudanças aconteceram praticamente sem grandes investimentos. “Com boa vontade e disposição estamos melhorando o ambiente profissional, objetivando uma assistência humana e de qualidade para os nossos pacientes”, destacou a enfermeira.
Segundo ela, foram organizados os carrinhos de medicação dos postos de enfermagem, as salas dos enfermeiros e das medicações feminina e masculina. O repouso dos profissionais e a sala de procedimentos também passaram por pequenas modificações na estrutura.
“Foi criada uma sala de sutura pediátrica próxima a área pediátrica do hospital, todas as ocorrências da enfermagem e distribuição diária de medicações passaram a ser mais cobradas dos profissionais, assim como a forma de se trabalhar, de acordo com as instruções de trabalho. As escalas foram aparelhadas, com efetivação de enfermeiros na porta de entrada e na Ala A”, explicou Andréa Teodósio.
As ações efetivadas são estudadas e discutidas em encontros de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de várias especialidades da assistência ao paciente. Eles se reúnem, quinzenalmente, para apresentar os problemas da área e discutir as soluções. São os comitês multidisciplinares.
O HGE possui dois comitês, o da área Azul e o da Amarela e Vermelha. Com a intenção de estender para outras áreas, como a Verde o das áreas fechadas (centro cirúrgico, UTI’s, Queimados e etc). Os comitês fazem parte do plano de ações apresentado ao SOS Emergências para melhorar o atendimento e as condições de trabalho na unidade hospitalar. Cada comitê conta com um apoiador da Política Nacional de Humanização (PNH).
Eles buscam a melhoria de fluxo na porta de entrada, criando mecanismos para organizar o fluxo de pacientes no ambiente e agilizar o atendimento aos pacientes.
“A área Azul do HGE é a porta de entrada de pacientes de urgências clínicas de média complexidade. Na reformulação da dinâmica de trabalho da área azul está prevista uma equipe multidisciplinar que é responsável pela melhoria de fluxo do setor, além de alterações físicas que melhorarão o fluxo de pacientes”, citou Marta Verônica Lisboa, assistente social, responsável pelo comitê da Azul.
Segundo ela, esses colegiados possibilitam aos profissionais expor e avaliar os problemas de suas respectivas áreas, propondo alternativas de solução para melhorar a prestação dos serviços de saúde e criar ambientes de trabalho mais acolhedores. As questões que fogem da governabilidade das equipes serão encaminhadas para as coordenações de cada categoria e para o Núcleo de Atenção à Qualidade Hospitalar (NAQH).
Comitê da Amarela e Vermelha
O reconhecimento profissional e interesse por conhecer a opinião e sugestões dos profissionais das áreas, tem levado os que fazem o comitê da Amarela e Vermelha a efetivar ações neste sentido, com caixas de sugestões e momentos de motivação entre os profissionais.