As ações integradas de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam rendendo resultados otimistas para o Estado de Alagoas. Em apenas quatro meses de atividades intensificadas pelo trabalho da força-tarefa, a região apresentou uma redução nos registros de casos de dengue de mais de 32%. O balanço foi divulgado pela Defesa Civil estadual, nesta terça-feira (17), em reunião com representantes do Ministério da Saúde.
Do total de 102 municípios, 37 já estão com percentual de infestação e casos de doença relacionados inferior a 1%, conforme determinado pelo próprio Ministério da Saúde. Para aquelas cidades com resultado abaixo do permitido, o planejamento estratégico adotado pelo Estado é dar continuidade no fortalecimento dos trabalhos de monitoramento e conscientização.
Na coordenação direta da Defesa Civil em Alagoas, o major Moisés Pereira destaca a eficácia do projeto de fiscalização dos focos do mosquito, que já serve de modelo para todo o país. Com atuação conjunta em pontos estratégicos da capital e dos demais municípios, os mutirões assumem papel fundamental na tentativa de reduzir os casos de infestações de dengue, zika vírus e chicungunya.
“O balanço apresentado ao Ministério da Saúde não deixa dúvidas, as ações estão surtindo o efeito esperado e o resultado disto é um saldo de atenuação dos casos de dengue bem positivo para Alagoas. A estratégia, daqui em diante, é manter o trabalho que já vem sendo executado ao longo destes quatro meses, integrando soluções junto com as escolas, secretarias e forças armadas”, avaliou o coordenador.