Sete jovens com projetos inovadores vão discutir propostas para um futuro sustentável e consciente no painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?”, no próximo dia 20 (sexta-feira), no auditório do Museu do Amanhã. O encontro é a primeira das atividades abertas ao público do evento “Viva a Mata”, promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que chega a sua 12ª edição com a proposta de promover a reflexão sobre temas ambientais, na semana em quem se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). O Painel contará com apresentação de Serginho Groisman e, no encerramento, performance musical de Mariana Aydar. O painel também será transmitido ao vivo, por streaming, em https://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/assista-ao-painel/
O painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?” inaugura a programação aberta ao público do “Viva a Mata”. O encontro reunirá jovens que desenvolvem iniciativas voltadas para o meio ambiente e atuam em áreas como produção de alimento; moda e consumo consciente; plataformas colaborativas digitais; gestão de resíduos; ecoturismo; clima e desenho das cidades, inspirando o público presente para novas atitudes. No painel, eles apresentam seus projetos e, em seguida, participam de debate. Entre os painelistas (mais informações abaixo) estão Deloan M. Perini, ganhador do Prêmio Jovem Cientista em 2015 com um projeto de hortas urbanas no Rio Grande do Sul; Marcelo Rebelo, criador do programa Praças, plataforma de gestão desses espaços; Celina Hissa, fundadora da marca de bolsas Catarina Mina, que propõe produção artesanal e sustentável; e Flávia Rêgo, presidente da Associação Peixe-boi, localizada em Porto de Pedras. As inscrições para assistir ao painel podem ser feitas em https://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/painel/
O “Viva a Mata” tem patrocínio do Bradesco Seguros, e conta com apoio da Fundação Roberto Marinho, Museu do Amanhã, Instituto de Desenvolvimento e Gestão, Museu de Arte do Rio, Instituto Odeon, Fazenda Culinária e TAM.
“Os jovens estão cada vez mais participativos e conscientes. Acredito que essa juventude é que vá apontar os caminhos para pensarmos um amanhã mais sustentável, a partir de suas experiências colaborativas, responsabilidade ambiental e novas vivências do espaço urbano. A seleção dos participantes mostra que as possibilidades de soluções e modelos são muito amplas”, destaca Georgia Pessoa, gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, que participará da abertura do painel.
“A seleção desses jovens mostra a experiência prática para a conservação do Meio Ambiente. São pessoas que se destacaram pela competência, força e energia com que se dedicam ao trabalho de preservar nosso planeta. E receber um evento como este converge totalmente com a proposta do Museu do Amanhã. Esses palestrantes oferecem respostas concretas para uma das perguntas essenciais que o Museu faz a seu público: como podemos construir, juntos, o amanhã que queremos”, diz Ricardo Piquet, presidente do Museu do Amanhã e do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), organização social sem fins lucrativos que administra o espaço.
Viva a Mata
Entre os dias 19 e 22 de maio, o “Viva a Mata” apresentará atividades gratuitas e abertas ao público em diversos pontos do Rio de Janeiro, com painéis de discussão e ações de mobilização e educação ambiental. É o segundo ano seguido em que a cidade é sede do evento, que combina atrações para o público geral e reuniões técnicas. Estes encontros têm a presença de pesquisadores de diversas áreas, representantes do poder público, de órgãos estaduais e municipais de Meio Ambiente e de participantes das diversas ações e projetos promovidos pela SOS Mata Atlântica.
“O Viva a Mata é um convite que fazemos para todos, desde as pessoas envolvidas diretamente em gestão ambiental até a população em geral do Rio de Janeiro, para a reflexão e a troca de experiências. Celebrar a Mata Atlântica, especialmente em um Estado que se destaca na conservação do bioma, é reconhecer a urgência de se recuperar florestas e recursos hídricos para garantir saúde e qualidade de vida nas cidades”, afirma Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
A programação completa do “Viva a Mata” está disponível no site: www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016
Serviço
Painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?”
20 de maio (sexta-feira), das 14h às 18h
Auditório do Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1, Centro, Rio de Janeiro
Entrada gratuita, mediante inscrição no site:
https://www.sosma.org.br/projeto/viva-a-mata/viva-mata-2016/painel/