Não é de hoje que o Campeonato Brasileiro está salpicado de jogadores estrangeiros. A contratação de jogadores de países vizinhos na América do Sul tornou-se uma prática corriqueira neste século, muito embora grandes clubes tenham ídolos antigos de fora, como o chileno Figueroa, no Internacional, os uruguaios Pedro Rocha e Dario Pereyra, no São Paulo, entre outros.

País vizinho tem 16 jogadores espalhados por clubes brasileiros; Paraguai, Colômbia e Uruguai também tem boa representatividade. Confira os detalhes!
País vizinho tem 16 jogadores espalhados por clubes brasileiros; Paraguai, Colômbia e Uruguai também tem boa representatividade. Confira os detalhes!

Foto: LANCE!

Na edição de 2016, que caminha para sua segunda rodada, são no momento 53 atletas de outras nacionalidades. As equipes podem usar cinco estrangeiros em uma partida, segundo regra da CBF, e alguns clubes estão negociando novas aquisições, como o Santos, que tem pré-contrato com o zagueiro argentino Fabian Noguera, do Banfield-ARG, e tem negociações encaminhadas com o atacante colombiano Copete, do Atlético Nacional.

O Cruzeiro, com seis atletas, é o time com mais gringos no elenco. Coritiba, Santos e São Paulo tem cinco. A Argentina é, disparado, o país com mais representantes. São 16 hermanos espalhados pelas equipes da Série A. Paraguai e Colômbia vêm na sequência. Há apenas dois atletas de outros continentes: Joel, camaronês do Santos, Bruno Pereirinha, português do Atlético-PR, e Rodney Wallace, costarriquenho do Sport.

CURIOSIDADES DE GRINGOS NO BRASILEIRÃO

Irmãos equatorianos 

Os irmãos Miller e Álex Bolaños estão no Brasileirão, mas em times de diferentes. O primeiro é atacante do Grêmio. O outro é meia e atuará pelo Santa Cruz – foi apresentado na quinta-feira.

Coritiba paraguaio 

O Coxa tem em seu elenco quatro jogadores paraguaios, os zagueiros Barreiro e Benitez, o volante Cáceres e o atacante Ortega. Além deles, a equipe paranaense também tem o venezuelano Gonzáles. Os únicos dois jogadores de fora do Corinthians também são paraguaios: Balbuena e Romero.

No banco 

O argentino Edgardo Bauza, do São Paulo, e o português Paulo Bento, do Cruzeiro, são os dois técnicos estrangeiros do Brasileirão. O uruguaio Diego Aguirre foi demitido esta semana e dirigiu o Galo por apenas uma rodada.

Hermanos mineiros 

O Cruzeiro é o time com mais argentinos no elenco: quatro. São eles: Sanchez Miño, Ariel Cabral, Pisano e Romero.

Filho de peixe, ou de gato… 

Contratado pelo Figueirense, o goleiro Roberto Fernández é mais conhecido como Gatito Fernández. O apelido é uma referência ao pai, Gato Fernández, que jogou em Internacional e Palmeiras.

Argentinos naturalizados 

Dois jogadores nascidos na Argentina que atuam no Brasil têm nacionalidade de outro país. Lucas Barrios, do Palmeiras, é paraguaio, e Lizio, do Botafogo, é boliviano.

Veja Mais

Deixe um comentário