O Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas promoveu o juiz Celyrio Adamastor Tenorio Accioly para o cargo de desembargador da Corte, pelo critério de antiguidade, nesta terça-feira (24). O magistrado atuava até o momento no 3º Juizado Especial Cível e Criminal (3º JECC) de Maceió, associado ao Juizado do Torcedor.
Currículo
Formado em Direito pelo Cesmac em 1981 e especializado em direito privado, Celyrio Adasmastor ingressou na magistratura em 16 de junho de 1986, como juiz de direito na Comarca de Maragogi (3ª Entrância).
Foi promovido por antiguidade para a Comarca de Penedo (na época, 2ª Entrância), em 1990. Em 1995, foi promovido por antiguidade para a Capital, passando a atuar no Juizado de Pequenas Causas (hoje extinto). Na mesma época, foi juiz auxiliar no Juizado do Consumidor. Ainda em 1995, foi titularizado no 3º juizado Especial Cível e Criminal da Capital, onde permanecia até agora.
Em 2009, foi convocado para atuar no 2º grau de jurisdição, por 9 meses, e fez parte da primeira composição da 3ª Câmara Cível. Entre 2011 e 2012, atuou novamente no TJ, dessa vez na Câmara Criminal. Foi juiz auxiliar da Presidência por 4 meses, até quando assumiu como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em abril de 2015.
Atualmente integra o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, como coordenador. O Grupo tem como supervisor o desembargador Otávio Leão Praxedes.
Ao assumir como desembargador do TJ, Celyrio deixa os cargos no 3º JECC e no Tribunal Regional Eleitoral.
Pessoal
Celyrio Adamastor nasceu no Município de Rio Largo, em 28 de setembro de 1953. É filho de Celyrio Adasmator Barretto Accioly e Ilza Tenório Accioly. É casado com Eurides Pereira Accilly e pai de 3 filhos, Jovilza Mônica, Sérgio Ricardo e Ilza Marcelly.